Municípios
INCLUSÃO
Encontro de pessoas com deficiências é realizado em Patos do Piauí
Além de pessoas com deficiências do município e seus cuidadores, ação reuniu autoridades e profissionais de saúde e demais apoiadores do evento
Da Redação - 16/11/2018
Foto/ Cidades na Net
Eventoaconteceu no Recanto dos Leões

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 03,  na cidade de  Patos do Piauí, o encontro  ‘Conhecer para compreender  os desafios e perspectivas de como conviver  com  pessoas com deficiência’.  A ação foi idealizada por famílias de pessoas com deficiências e contou com o apoio e colaboração da Secretaria de Municipal de Saúde.

A ação aconteceu no Recanto dos Leões, e reuniu além  de pessoas com deficiências do município  e seus cuidadores, autoridades e  profissionais de saúde e demais apoiadores do evento.

O encontro teve como principal objetivo promover ações de inclusão social as pessoas com deficiência. Além de proporcionar  um momento de entretenimento, interação e descontração entre os mesmos, tendo em vista, que a maioria não se socializam com a sociedade.

Inicialmente os participantes foram recepcionadas com um café da manhã, e em seguida houve a apresentação das pessoas com deficiência, onde na ocasião houve uma palestra com o fisioterapeuta Carlos Alexandre, que explanou sobre “Conversando  sobre desafios  e possibilidades  de viver dignamente, quando ainda foi apresentado vídeos  e comentários  sobre deficiência e saúde”.

Também foram realizados  atividades lúdicas e recreativas, jogos e brincadeiras. Logo após as pessoas com deficiência gravaram um vídeo onde todos  expressaram da sua forma  a alegria em participar do encontro.

Uma das idealizadoras do encontro, Maria Cezar, que é professora e tem uma irmã com deficiência, falou sobre a importância da ação. “Infelizmente em nosso município existe uma cultura que um deficiente tem de viver isolado dentro de casa, e não deve assim, é direito deles, como de qualquer cidadão de socializarem, e  a nossa sociedade precisa ser mobilizada, educada e principalmente conscientizada, para que isso aconteça. É preciso saber que a diferença existe e que as pessoas com deficiência precisam ser olhadas como pessoas”, frisou Maria Cezar, que finalizou destacando que outros encontros serão promovidos.

O evento culminou com um almoço,  bolo e a entrega de lembrancinhas para todos os participantes. Que também ganharam de presente uma camiseta, que trazia o lema do evento, “Ser diferente é normal. Viva as diferenças!

Participaram, também do evento, a secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, o médico cubano, Dr.  Alexei Del Toro Parra, os vereadores Wilson Vieira e Antônio Rufino, o Tonhão, a coordenadora de saúde,  Janete Dias, a nutricionista Milena Mirelly, o proprietário do Recando Maurílio, entre outros pessoas.

(Foto/ Cidades na Net/ Secretária de Saúde e 1ª dama, "Preftinha", participou do evento)

Cidades na Net

Facebook
Publicidade