Política
VEREADOR TUCANO
Carlos Luís propõe o fim da reeleição para presidente da Câmara de vereadores de Picos
A medida também atingiria os demais cargos da Mesa Diretora do Poder Legislativo Picoense
João Paulo - 30/11/2018
Foto/ José Maria Barros/ GP1
A Emenda deverá ser apresentada ainda este ano

Uma das matérias mais interessantes apresentadas no segundo ano da 18ª Legislatura da Câmara de vereadores de Picos foi proposta de maneira extraoficial na sessão ordinária realizada na tarde desta última quinta-feira (29).

Na oportunidade o vereador independente, Carlos Luís Nunes (PSDB), propôs apresentar ainda este ano uma Emenda a Lei Orgânica do Município alterando alguns pontos da eleição da Mesa Diretora da Casa.

O principal objetivo da mudança, segundo o parlamentar Tucano, é acabar com a reeleição tanto para a Presidência da Câmara bem como os demais cargos que compõem a Mesa Diretora no Poder Legislativo Picoense.

De acordo com Carlos Luís, sem citar nomes, pelos menos outros sete vereadores já subscreveram a Emenda a Leio Orgânica por ele proposta.

“Não poderá haver mais eleição a partir do próximo ano se essa Lei for aprovada [...] e eu proponho também que haja uma proibição de reeleição entre as Legislaturas, ou seja, o presidente do 2º Biênio [de uma Legislatura] não poderá ser candidato a presidente [da Legislatura] do biênio seguinte”, explicou.

Na análise do parlamentar do PSDB, isso é necessário haja vista que o conceito de eleição contido na Constituição não significa apenas escolha, mas também mudança e alternância no poder.

Carlos Luís criticou a recente supervalorização da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Picos, aonde para ele essa antecipação do processo, desde o meio do ano, prejudicou o andamento dos trabalhos na Casa.

“Não é contra o presidente A nem contra o Presidente B é para dar oportunidade dessa Casa de se oxigenar, dar oportunidade dessa Casa de valorizar os seus funcionários que são competentes, para que a Câmara funcione como deve funcionar, para que cumpra as diversas determinações estabelecidas na Lei Orgânica do Município e no seu Regimento Interno. Que dê transparência aos seus atos, que dê publicidade aos seus atos”, anotou.

O vereador peessedebista frisou que embora seja contra a reeleição, isso não significa que ele esteja declarando voto a algum candidato da chapa oposicionista na eleição do Poder Legislativo local.

“Aqui é essa questão de entrar uma Lei de manhã e sair aprovada à tarde [o que] eu nunca concordei. Tem que ser debatida, tem que ser conversada, tem que ser trabalhada e vamos fazer isso. Vamos botar as Comissões para funcionar, vamos botar a assessoria jurídica para funcionar. Vamos botar a Câmara para funcionar”, criticou Carlos Luís.

Atualmente a Câmara de vereadores de Picos é presidida pelo vereador, Hugo Victor (MDB), que está em seu terceiro mandato e deverá ser candidato a reeleição da administração municipal.

Facebook
Publicidade