Municípios
OUTUBRO ROSA/ NOVEMBRO AZUL
Saúde de Patos do Piauí promove evento pela saúde da mulher e do homem
A realização do evento aconteceu no CRAS, e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Edvânia Pires
Da Redação - 04/12/2018
Foto/ Cidades em Foco
Equipe da Secretaria Municipal de Saúde

Na tarde de ontem, 30 de novembro, a Prefeitura de Patos do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, promoveu um evento alusivo em prol da campanha Outubro Rosa – de conscientização e combate ao câncer de mama, e o Novembro Azul – de conscientização e combate ao câncer de próstata.

A realização do evento aconteceu no CRAS, e contou com a presença da Secretária Municipal de Saúde, Edvânia Pires, da Coordenadora de Saúde, Janete Dias, algumas figuras públicas, como os vereadores, dos profissionais locais da saúde e da sociedade patoense.

Na oportunidade, a primeira palestra foi ministrada pela reflexoterapeuta Miriam, onde o embasamento principal foi a “Terapia comportamental associada ao equilíbrio mental”, numa conscientização sobre o poder dos pensamentos positivos e hábitos saudáveis como modo preventivo e/ou condução ao tratamento do câncer de mama.

No segundo momento, o fisioterapeuta Carlos Alexandre com a palestra sobre “A Conscientização e Combate ao câncer de próstata”, na oportunidade, o fisioterapeuta abordou sobre a tão temida incontinência urinária masculina e deu ênfase também para o público feminino presente.

(Foto/ Cidades em Foco/ Secretária de Saúde, Edvânia Pires, participou do evento)

Sobre as patologias abordadas, foi feita a explicação da anatomia, fisiologia, modos de prevenção e cuidados, diagnóstico, prognóstico, tratamento, dinâmicas sobre as temáticas envolvendo o público alvo e indicação de exercícios para fortalecimento da MAP (Musculatura do Assoalho Pélvico, masculino e feminino).

“A satisfação é grandiosa em poder somar e disseminar conhecimentos para a nossa sociedade, logo, é um momento de muita preocupação, pois os dados do INCA em relação aos novos casos de câncer de próstata em 2018, é alarmante. É muito satisfatório ver todo o público presente e interagindo. São causas que devemos abraçar e conduzir para soluções e sem dúvidas estamos no caminho correto. Agradeço a Deus e a gestão pela oportunidade”, disse o fisioterapeuta Carlos Alexandre.

A secretária municipal de saúde, Pretinha, como é conhecida, falou sobre a relevância de eventos que tratam de assuntos importantes para toda a população, abordando informações de prevenção e tratamento. “Sabemos que o câncer de mama é o tumor maligno que mais causa morte na população feminina. Sua causa ainda é desconhecida, mas atrela-se a fatores como idade, história familiar, efeitos hormonais entre outros. E o câncer de próstata é uma das principais causa de morte da população masculina que pode ser evitada através de um exame”, enfatizou a secretária.

Na ocasião ainda foi realizado uma manifestação de carinho e agradecimento pelos relevantes serviços promovidos pelo médico Cubano no município de Patos do Piauí. Em virtude da saída de Cubana do Programa Mais Médico, o Dr Alexei Del Toro, retornará para Cuba.

(Foto/ Cidades Em Foco/ Várias pessoas participaram da iniciativa)

Cidades em Foco

Facebook
Publicidade