Geral
OLINPI
Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa entrega premiação na quarta (12)
A solenidade será às 8h, no Theatro 4 de Setembro
Da Redação - 11/12/2018
Foto/ CCOM

A solenidade de premiação da III Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (Olinpi 2018) será realizada nesta quarta-feira (12). O evento terá início às 8h, no Theatro 4 de Setembro.

A Olinpi é uma competição de conhecimentos, cujo objetivo é incentivar e contribuir para melhorar a escrita de textos vinculados à pluralidade dos saberes e das vivências dos estudantes nas diversas localidades do estado do Piauí. A terceira edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa teve como tema "Tecendo saberes do nosso povo".

Alinhada às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), a Olinpi é um concurso de redação dirigido às escolas de Educação Básica que incentiva a valorização da cultura local, com o aprimoramento da competência linguístico-discursiva dos estudantes piauienses, visando ao fortalecimento da identidade e à formação de sujeitos capazes de pensar criticamente e de expressar sua visão em textos de gêneros diversos.

A Olinpi propôs a produção de poemas, crônicas e artigos de opinião com apresentação e reflexões sobre os valores, a cultura e a identidade do povo piauiense.

Participaram da Olinpi, os alunos matriculados em 2018 em instituições de ensino mantidas pelas redes públicas federal, estadual e municipal do estado do Piauí e matriculados no 6º, 7º, 8º e 9º- anos do Ensino Fundamental modalidade regular e EJA; 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio modalidades regular, profissionalizante e EJA.

A Olimpíada é organizada e coordenada por um comitê gestor formado por representantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Instituto Federal de Educação (IFPI), da Secretaria Estado da Educação (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação (Semec)/Teresina, sob a supervisão da Pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (Prex) da Uespi. Os alunos participantes foram julgados inicialmente pela comissão escolar, depois uma municipal e por último a comissão estadual.

Clique aqui e confira o resultado da III Olinpi.

CCOM

Facebook
Publicidade