Geral
ACORDO
Liberação da Travessa 15 de Novembro e da Rua Coelho Rodrigues para desembarque de passageiros de Vans está condicionada a embarque no Shopping do Povo
Medida já está valendo desde a última terça-feira (18)
João Paulo - 20/12/2018
Foto/ Reprodução Whatsapp
Vanzeiros podem parar nos pontos por até 3 minutos para desembarque de passageiros

No final do mês de março de 2016, o então secretário municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Manoel Vieira, implantou a Zona Amarela na cidade de Picos. Com a medida ficou proibida a circulação dos transportes alternativos e escolares nas ruas de maior tráfego no Centro (Avenida Getúlio Vargas, Rua Coelho Rodrigues, Praça Felix Pacheco, Praça Josino Ferreira, Rua Coronel Francisco Santos, Rua Santo Antônio, Rua São José, Rua Abílio Coelho, além de outras). Isso fez com que o trânsito fosse desafogado consideravelmente na Região Central do município picoense.

Mas na época a proibição provocou insatisfação principalmente dos motoristas de Vans que questionaram o fato de não poderem mais trafegar no "Centrão", próximo as agências bancárias, para desembarcar seus passageiros. Naquela ocasião outro ponto reclamado pelos “vanzeiros” foi que a medida os proibia de exercer uma de suas importantes funções sociais: deixar e pegar pacientes nas clínicas da Avenida Nossa Senhora de Fátima e adjacências.

Reclamação essa comprovada improcedente. Nesses mais de dois anos, da implantação da medida que hoje recebe o nome de Zona Azul, as Vans do transporte alternativo sempre tiveram um corredor de circulação que permitiu inclusive que trafegassem normalmente pelo polo de saúde de Picos. Ou seja, na Avenida Nossa Senhora de Fátima até a altura do Posto Total e de lá voltassem para seus estacionamentos de origem, obedecendo as rotas preestabelecidas.

Na última segunda-feira (17), em uma reunião com o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), e com o atual secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Edilberto Cirilo, representantes da Diretoria e da assessoria jurídica da COOCAVEPI (Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiro da Macrorregião de Picos), conseguiram reverter, em parte, a antiga medida. A Prefeitura e a STTRAM decidiram liberar duas paradas para o desembarque de passageiros em vias centrais que a circulação de Vans estava proibida desde 2016: a Travessa 15 de Novembro e a Rua Coelho Rodrigues, ao lado do prédio da SEFAZ (Secretaria da Fazenda).

A nova determinação já está valendo desde a terça-feira (18). Em contrapartida os motoristas não poderão parar por mais de três minutos ou formarem fila dupla nos locais de paradas para desembarque de passageiros. Também em hipótese alguma será permitida a parada dos transportes alternativos nas Praças Felix Pacheco e Josino Ferreira.

(Foto/ Portal O Povo/ Motoristas terão que orientar aos passageiros para embarcar no "Terminal das Vans")

No entanto, a liberação das paradas para desembarque de passageiros na Travessa 15 de Novembro e na Rua Coelho Rodrigues também está condicionada a outro fator que não diz respeito especificamente ao tráfego de veículos nessas vias. O acordo celebrado entre a Prefeitura, STTRAM e COOCAVEPI tem como pano de fundo a tentativa do município de aumentar o fluxo de pessoas no Shopping do Povo, empreendimento que após cinco meses de sua inauguração ainda não caiu no gosto dos picoenses. Em um vídeo direcionado aos proprietários de Vans legalizadas, publicado nas redes sociais e que nossa reportagem revê acesso, o presidente da cooperativa, Edimar Lima, pede aos cooperados que orientem os passageiros a embarcar no “Terminal das Vans”, no retorno para os seus municípios de origem.

“Vamos orientar a todos os nossos passageiros para embarcar no Shopping do Povo, isso o pessoal que embarcava ali na Praça João de Deus Filho [...] Peço ajuda de todos e a Prefeitura pede mais uma vez para a gente está orientando os passageiros a embarcar lá no ‘Terminal das Vans’. Onde lá tem toda estrutura, tem banheiro, tem locais para comer, colocaram lá circulação de ar, colocaram Wi-fi grátis. Então acho que nós temos que incentivar os nossos passageiros. E em contra partida além de liberar os dois pontos [para desembarque] vai ser intensificada a fiscalização do transporte irregular dentro de Picos”, pontuou o sindicalista.

Uma segunda reunião entre representantes da Prefeitura de Picos, da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e da Cooperativa dos Condutores Autônomos de Veículos de Passageiro da Macrorregião de Picos está prevista para acontecer nesta próxima sexta-feira (21). Na oportunidade serão analisados os pontos positivos e negativos da liberação das paradas na Travessa 15 de Novembro e na Rua Coelho Rodrigues. “Lógico que a gente espera que só aconteçam coisas boas, coisas positivas”, concluiu o presidente da COOCAVEPI, Edimar Lima.

Facebook
Publicidade