Geral
ORDENAÇÃO
Diocese de Picos ordena dois novos diáconos
Cláudio Santana vai para a Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Jaicós – PI, e Francisco Ramires vai para Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteira
Da Redação - 28/12/2018
Foto/ Pascom Diocesana/ dp15.com
Novos diáconos ao lado do Bispo Diocesano de Picos

A Diocese de Picos celebrou na noite dessa quarta-feira, (27/), na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, a ordenação de dois novos diáconos: Francisco Ramires Barros Moura e Cláudio Santana de Carvalho. A celebração eucarística que foi presidida pelo bispo Dom Plínio José Luz da Silva, teve inicio, às 19 horas, e contou com participação do clero e de representantes das diversas comunidades que formam a Diocese de Picos, além das Arquidiocese de Teresina – PI, Arquidiocese de Fortaleza – CE e Diocese de Oeiras – PI.

Francisco Ramires Barros Moura é natural da paróquia Senhora Sant’Ana – Santa Cruz do Piauí PI. Filho do casal Maria das Dores da Silva e José Inácio de Moura. Iniciou os estudos em 199, na Unidade Escolar Catarina, localizada no Centro da cidade de Santa Cruz do Piauí – PI, onde também cursou o Ensino Fundamental Menor, entre 2000 a 2004. Fez o Ensino Fundamental Maior, entre 2005 a 2008, na Unidade Escolar Severo Maria Eulálio, localizada no Centro da cidade de Santa Cruz do Piauí – PI.

Em 2009, entrou para o Seminário Menor São José, em Picos – PI, para fazer o Ano Propedêutico, cursando o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, em 2011. Em 2012, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, cursando Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina – PI, até o ano 2018. Entre outras atribuições em nível diocesano, a partir de 2019, Francisco Ramires acompanhará a Pastoral Familiar e o ECC – Encontro de Casais com Cristo.

Cláudio Santana de Carvalho é natural da Paroquia Nossa Senhora dos Humildes, em Paulistana – PI. Nasceu no dia 24 de setembro de 1991, filho do casal Calixto Temístocles de Carvalho e Teresa Rodrigues Santana. Tem apenas uma irmã. Iniciou seus estudos no ano 1996, na Creche Municipal Mãe Toinha, localizada no Centro da cidade Paulistana – PI. Fez o Ensino Fundamental I e II entre os anos 1999 a 2007, na Unidade Escolar Caio Coelho Damasceno, localizada no bairro Cohab, cidade de Paulistana – PI.

Entre os anos 2008 a 2010, iniciou o Ensino Médio na Unidade Escolar Ginásio Paulistano, localizado no Centro da cidade Paulista – PI. Em 2011, entrou para o Seminário Menor São José, em Picos – PI, para fazer o Ano Propedêutico, concluindo o Ensino Médio no Instituto Monsenhor Hipólito, em 2011. Em 2012, ingressou no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, cursando Licenciatura em Filosofia e Bacharelado em Teologia no Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí (ICESPI), em Teresina – PI, até o ano 2018. Entre outras atribuições em nível diocesano, a partir de 2019, Cláudio Santana acompanhará a Liturgia, os Coroinhas e os Ministros da Sagrada Comunhão Eucarística.

Com a ordenação, os diáconos podem realizar batizados, assistir casamentos, celebrar exéquias, dar a bênção com o Santíssimo Sacramento, proclamar o Evangelho nas celebrações presididas pelo padre, bispo ou o Papa, fazer homilias e celebrações da Palavra, distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis, levar a Comunhão aos enfermos, presidir os sacramentais, além do serviço à mesa da Eucaristia. Vale lembrar que os diáconos não podem presidir a Missa e nem ouvir Confissões ou administrar a Unção dos Enfermos.

Ao final da celebração Dom Plínio apresentou aos novos diáconos as paróquias nas quais os mesmos irão realizar seu estágio diaconal a saber: Cláudio Santana vai para a Paróquia Nossa Senhora das Mercês em Jaicós – PI, onde será acompanhado pelo  . Antonio Mendes Neto. Francisco Ramires vai para Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteira – PI, onde será acompanhado pelo Pároco, Pe. Gildo Coelho.

Pascom Diocesana/ dp15.com

Facebook
Publicidade