Política
PODER LEGISLATIVO
Sem a presença de seis vereadores, Mesa Diretora da Câmara é empossada para o Biênio 2019/ 2020
Posse aconteceu na manhã desta quarta-feira (02)
João Paulo - 02/01/2019
Foto/ Reprodução TV Picos

A disputa entre a bancada pró Hugo Victor (MDB) e a oposição ao presidente da Câmara de vereadores de Picos chamou atenção durante a cerimônia de posse da Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Picos para o Biênio 2019/ 2020.

Seis vereadores não compareceram a solenidade realizada no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva na manhã desta terça-feira (02).

Desses, três parlamentares, Chaguinha (PTB), Dalva Mocó e Maté (PSL), eram apoiadores da candidatura de José Luís Carvalho (PTB), que também não compareceu, e ainda tenta na Justiça validar a eleição da Mesa Diretora realizada em 28 de julho de 2018 em que ele foi eleito presidente do Poder Legislativo Picoense.

Também não compareceu a posse da Mesa Diretora o vereador independente, Carlos Luís (PSDB).

O parlamentar Tucano participou da eleição ocorrida no dia 20 de dezembro, em que Hugo Victor foi reeleito para o quarto mandato, mas não quis exercer o direito do voto.

Outro que esteve ausente foi o vereador Rinaldinho (Progressista), que votou em Hugo Victor para a presidência da Mesa Diretora da Câmara, mas que não pôde acompanhar a posse por motivo de viagem.

Em seu discurso Hugo Victor lembrou que a celeuma em torno da eleição do Poder Legislativo Picoense durou seis meses, no entanto disse que trabalhará junto com os que votaram ou não nele.

Mesa Diretora:

Presidente: Hugo Victor, vice-presidente: Afonsinho (Progressista), 2º vice-presidente: Simão Carvalho (PSD), 1º secretário: Wellington Dantas (PT) e 2º secretário: Toinho de Chicá (Progressista).

Eleição

Além desse imbróglio jurídico, a eleição da Mesa Diretora da Câmara, realizada em 20 de dezembro, foi marcada pela debandada de três vereadores da oposição para a base da situação no Poder Legislativo Picoense. Afonsinho (Progressista), Dedé Monteiro (PPS) e Toinho de Chicá (Progressista), votaram em Hugo Victor. Sendo que Afonsinho integrou a chapa única, como vice-presidente e Toinho como 2º secretário. Também fazem parte dessa Diretoria Simão Carvalho (PSD), 2º vice-presidente e Wellington Dantas (PT), 1º secretário.

Resultado

Hugo Victor foi votado por dez dos 13 vereadores presentes na sessão ordinária. Carlos Luís (PSDB), Chaguinha e José Luís não votaram. Já Dalva Mocó (PTB) e Maté (PSL), não compareceram.

Matérias relacionadas

Mesa Diretora descumpre liminar que proibia realização de eleição na Câmara e elege Hugo Victor presidente

Efeito suspensivo derruba liminar que anulou antecipação da eleição da Câmara e beneficia vereador José Luís

Justiça anula alteração em Projeto de Lei que antecipou a eleição da Mesa Diretora da Câmara

Afonsinho reclama do assédio da Prefeitura aos vereadores da oposição

Após racha, oposição se torna maioria na Câmara de vereadores de Picos

Maioria na Câmara anula decisão da Mesa Diretora de suspender eleição e elege José Luís presidente

Suspensa sessão onde aconteceria eleição da Mesa Diretora da Câmara

Secretários ligados a Nerinho são exonerados

PTB se alia a oposição e lança José Luís como candidato a presidente da Câmara de Vereadores

Após pedido de urgência, eleição da Mesa Diretora da Câmara já acontece quinta-feira (28)

Vereadora critica antecipação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Picos

Facebook
Publicidade