Municípios
TRANSPARÊNCIA
Prefeito Erculano presta contas e anuncia ações para Geminiano durante abertura do legislativo de 2019
Ele salientou em seu discurso o equilíbrio financeiro, além de outros tópicos da administração, enaltecendo a importância do trabalho dos vereadores na viabilização de uma gestão voltada aos legítimos interesses de quem vive em Geminiano
Da Redação - 07/02/2019
Foto/ Grande Picos

A administração técnica e política de um município alcança a efetividade quando os poderes públicos de diferentes esferas agem de forma coerente e unida em favor da população, com transparência e comprometimento mútuo fiscal e social. Para reafirmar parceria entre a prefeitura e Câmara Municipal, o prefeito de Geminiano, Erculano Edimilson de Carvalho (Progressistas), prestigiou a sessão que abriu o ano legislativo de 2019 nesta quarta-feira (06).

Ao ler a mensagem que levou ao legislativo, o prefeito destacou o desejo de continuar governando Geminiano com o apoio dos legisladores. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da casa legislativa, Francisco Antão Florentino (Progressistas), “o Chico Antão”, e contou com a presença dos demais vereadores, lideranças comunitárias e políticas, além de auxiliares da gestão.

O prefeito salientou em seu discurso o equilíbrio financeiro, além de outros tópicos da administração, enaltecendo a importância do trabalho dos vereadores na viabilização de uma gestão voltada aos legítimos interesses de quem vive em Geminiano. “Na condição de chefe do executivo, demonstro aqui a nossa disposição incondicional em continuar mantendo uma relação harmoniosa com os vereadores, independente de bancada. As críticas construtivas, sobretudo, dos oposicionistas, são bem-vindas, pois elas as vezes nos faz perceber algo que não estávamos enxergando”, disse o gestor.

Prestando Contas

E quando o assunto foi o progresso, Carvalho elencou as obras recebidas no ano passado, com ênfase na área da saúde, onde foram construídas sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) e três foram reformadas e ainda a ampliação e reforma do Centro Municipal de Saúde, instalação do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e aquisição de uma ambulância e duas academias ao ar livre.

Educação

Na área da educação o gestor elencou as reformas das escolas, com ampliação das salas de aulas, aquisição de veículos para a utilização no transporte escolar, como também investimentos na formação de professores e servidores da pasta e apoio aos projetos desenvolvidos pelos gestores escolares.

Infraestrutura

Na parte da infraestrutura, o chefe do executivo divulgou várias ações de seu governo como: recuperação das estradas vicinais, execução de calçamento em diversas ruas da cidade, melhorias na rede de distribuição de água e perfurações de quatro poços artesianos, sendo um na sede e três na zona rural. Com o objetivo de gerar economia para os cofres públicos, o prefeito autorizou a instalação de placas de geração de energia solar em alguns prédios pertencentes ao município.

Geração de emprego e renda

Visando o crescimento econômico e a melhoria na qualidade de vida da população, o prefeito vem apoiando os micro e pequenos empreendedores locais, e dando incentivos aos empresários de outros municípios que queiram investir na cidade. Com esse objetivo, a administração reativou a feira livre da cidade, que acontece todas as sextas-feiras.

Social

No campo das políticas sociais, foram muitas as conquistas, o órgão conseguiu se habilitar no programa Criança Feliz do Governo Federal, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ganhou uma nova sede ampla e moderna, como também a expansão do serviço com a instalação de núcleo no Assentamento União. A secretaria promoveu cursos de capacitação em diferentes seguimentos voltados para os jovens, desenvolveu muitas atividades para o público da melhor idade, como o forró do idoso. Além disso, o município conseguiu habilitação nos principais programas sociais existes nas demais esferas do governo.

Agricultura

Como o município tem uma forte vocação para a agricultura familiar, o prefeito tem tido um olhar especial para o setor. O trabalho da Secretaria de Agricultura tem sido voltado para auxiliar os agricultores através de capacitação direcionada para a convivência com a região, aquisição de sementes e mudas de culturas adaptadas ao semiárido, aração de terras para os pequenos produtores e conservação das estradas.

Segurança  

Mesmo sendo uma atribuição do estado, a administração “Governo de um Novo Tempo” tem demostrado preocupação com a segurança da população. Em parceria com o Governo Do Estado, o município conseguiu uma viatura modelo “Ranger” para os policias militares que atuam no Grupamento da Policia Militar (GPM) no município. A prefeitura também reformou o prédio onde funciona o GPM. Como forma de tirar os adolescentes da ociosidade, dois grupos do projeto Pelotão Mirim foram criados em Geminiano.    

Esporte e Cultura

O mandatário destacou também o apoio dado a juventude pela administração através do incentivo à arte, cultura, esporte e lazer. Como no seu primeiro ano de governo foram promovidas as festas de aniversário de emancipação política, que teve uma programação contendo uma série de atividades e o tradicional “São João do Piseiro” que incluiu o segundo festival de quadrilhas.

Como forma de apoiar o esporte amador, a prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, construiu campos de futebol nos principais povoados e está realizando uma ampla reforma no Estádio Municipal Oliveirão, como também no ginásio poliesportivo Mussa Demes.

Boa Noticia

Ao final de sua fala, Erculano anunciou que já estão assegurados os recursos na ordem de mais de R$: 2,5 milhões de reais para o município através de emedas destinadas pelos parlamentares votados por seu grupo político. O dinheiro será aplicado em obras de calçamentos, ampliação da rede de distribuição de água nas zonas urbana e rural, sendo que algumas delas já foram licitadas e serão iniciadas em breve. Um trator de pneu equipado será entregue em breve para reforçar a patrulha mecanizada da prefeitura.

O presidente da Câmara Municipal, Chico Antão, avaliou de forma positiva a mensagem levada pelo executivo e agradeceu aos colegas o apoio recebido nos seus primeiros dois anos à frente do legislativo, como também, conclamou os mesmos a continuarem unidos em defesa dos intenses da população.

Grande Picos

Facebook
Publicidade