Municípios
PREPARAÇÃO
Educação de Alagoinha do Piauí abre o ano letivo como Jornada Pedagógica
Esse ano o tema proposto foi “Movendo Educação pelos ventos do conhecimento”
Da Redação - 13/02/2019
Foto/ Cidadesnanet
Prefeito Jorismar Rocha (PT), participou da abertura do evento

O município de Alagoinha do Piauí abriu, oficialmente, na manhã desta terça-feira (12) a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2019. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal na gestão do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Educação que tem a frente da pasta, a secretária Anatália Rocha.

Neste ano a Jornada Pedagógica trouxe o palestrante, Pedro Alves, e tratou como tema: “Movendo Educação pelos ventos do conhecimento”.

A mesa de honra foi composta pelo prefeito Jorismar Rocha e contou com a presença da secretária de Educação, Anatália Rocha; a diretora do Departamento de Ensino, Adriana Rocha; a chefe da Divisão de Educação Infantil, Maria Givanilda; a chefe da Divisão de Ensino Fundamental, Elizandra Rocha; a chefe de Divisão do EJA, Joanil Brito; a coordenadora Pedagógica de Programas, Marlene Hosana; a secretária do Departamento de Ensino, Salete Alves; o diretor do Departamento de Cultura, Desporto e Lazer, Aquiles Neto; a chefe da Divisão de Cultura, Claudia Sá e a presidente do SINDSERMA, Valmira Sá.

Logo após a composição da mesa de honra foi aberto oficialmente pela secretária de Educação, Anatália de Carvalho Rocha, a Jornada Pedagógica para o ano letivo de 2019 do município de Alagoinha do Piauí.

Anatália Rocha pediu um minuto de silêncio em respeito à memória da professora alagoinhense, Francinauba Carmelita, falecida no dia 17 de janeiro do corrente ano.

No uso da palavra, a secretária destacou que desde que está à frente da pasta, há sempre a preocupação de melhorias com núcleo educacional formado por merendeiras, vigias, professores, diretores, coordenadores, motoristas, auxiliares gerais e pais de alunos, e, todos que fazem parte do núcleo gestor, assim como as escolas que passaram por reformas, fruto do resultado, empenho e preocupação dos diretores em prol das reformas nas instituições de ensino.

“Mesmo estando em período de férias, os diretores sempre me ligavam solicitando reformas nas escolas e assim fizemos reformas de algumas escolas e estamos viabilizando a continuidade para outras unidades para o segundo semestre”, destacou Anatália.

(Foto/ Cidades na Net/ Secretária, Anatália Rocha, frisou que escolas passaram por reforma)

Anatália Rocha relatou também sobre o Transporte Escolar e acrescentou ainda durante discurso que neste ano de 2019, terá o Mais Educação nas três escolas Polos e, será aplicado a Prova Brasil que avalia o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

“O ano de 2018 foi bom, mas pretendo melhorar porque este ano é ano de IDEB. Desde já agradeço a vocês pelo desempenho e conto com a colaboração de cada um, pois a educação é um time. Peço a compreensão e dedicação de todos os professores que colaborem comigo”, pontuou a secretária Anatália.

A diretora do Departamento de Ensino do município alagoinhense, Adriana Rocha, fez uso da palavra, saudou a presença de todos e deu boas-vindas, salientando que o ano letivo de 2019 será desafiador porque haverá avaliação externa. Adriana lembrou que toda administração municipal envolvendo principalmente a Educação deverá ter uma atenção especial.

“Nossa equipe da parte pedagógica e a equipe gestora do município precisa ter um olhar especial para aprendizagem dos nossos alunos. Este ano é ano de IDEB e por termos sempre participado dos eventos da Educação, isso tem ajudado em ter o entendimento e um olhar diferente na avaliação. Nosso compromisso é lidar com a realidade e digo que nós, nos responsabilizamos pelos resultados, pois cada um de nós temos um papel importante e somos responsáveis pelos resultados. Se for um resultado bom, somos nós, e, se for um resultado ruim, também somos nós”, pontuou a diretora do Departamento de Ensino.

Adriana acrescentou que a equipe estarão sempre à disposição.

“Estaremos sempre a disposição de vocês e quero dizer que tenham a Jornada Pedagógica como uma obrigação importante para nossa formação, pois assim ficamos atualizados, compartilhamos conhecimentos e tudo isso é importante para o nosso currículo profissional e para nossa prática docente”, destacou a diretora.

(Foto/ Cidades na Net/ Vários diretores, professores e coordenadores participaram da Jornada Pedagógica)

O prefeito municipal, Jorismar Rocha, fez uso da palavra e desejou a todos, sucesso na área educacional. O gestor aproveitou pra ressaltar sobre o reajuste pelo terceiro ano consecutivo do salário dos professores. No tocante, no mês de janeiro do corrente ano foi reajustado em 4,17% correspondente ao novo Piso Nacional. Em destaque Jorismar disse que o pagamento dos professores está dentro do vencimento e que está lutando por melhorias na área da Educação. Dentre essas melhorias estão reformas das escolas entre outras.

“São dificuldades imensas que o município passa, mas temos um diferencial porque os nossos professores em 90% são concursados em dois turnos e, assim, precisamos manter os repasses mesmo com as dificuldades que estamos passando. Os vencimentos dos professores estão em dias e estamos lutando por melhorias na qualidade da educação com a reforma e construção de uma sala na Unidade Escolar Joaquim Domingos de Sousa no povoado Serra Azul”, destacou Jorismar Rocha, prefeito de Alagoinha do Piauí.

No encerramento da abertura da Jornada Pedagógica 2019 em Alagoinha do Piauí, teve a presença do palestrante, Pedro Alves da Silva, ex-dirigente municipal de Educação da cidade de Beneditinos, onde o mesmo esteve presente na ocasião e fez análise do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e também apresentou relatórios das escolas avaliando o Sistema da Educação Básica 2019.

O palestrante Pedro Alves é também especialista em Gestão Educacional e Direito Educacional, coordenador do GT de Estatística Educacional do Piauí.

As aulas da Rede Municipal de Educação terão início nesta próxima segunda-feira (18) em cinco escolas, sendo uma na sede do município e as outras quatro instituições, localizadas na zona rural.

Ao todo, aproximadamente 123 profissionais, servidores da Educação e 870 alunos estarão frequentando as unidades escolares de Alagoinha do Piauí que compõem a Rede Municipal de Educação. São elas: Unidade Escolar Jonas Nicolau da Rocha, localizada na sede do município, bem como a Unidade Escolar Francisco Teodoro de Brito, situada no povoado Serra Velha; Unidade Escolar Joaquim José da Silva, no povoado São João; Unidade Escolar Joaquim Domingos de Sousa no povoado Serra Azul e a Unidade Escolar João Francisco de Sousa, no povoado Amarelo Ferrado I.

(Foto/ Cidades na Net/ As aulas da Rede Municipal de Educação terão início nesta próxima segunda-feira)

Cidades na Net

Facebook
Publicidade