Municípios
PREVENÇÃO
Saúde de Alagoinha do Piauí promove campanha de combate à dengue
A Secretaria de Saúde fez entrega de caixas de água com tampa para os moradores dos pontos estratégicos
Da Redação - 21/02/2019
Foto/ Cidades na Net
O serviço de limpeza urbana cedido pela Prefeitura Municipal trabalhou juntamente com a Secretaria de Saúde

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí através da administração do prefeito Jorismar Rocha por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou ainda no mês de janeiro de 2019 ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Entre os meses de janeiro a maio é um período de chuvas e torna o ambiente favorável à proliferação do Aedes aegypti.

As ações ocorreram em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 14,15 e 16 de janeiro, onde foram realizadas palestras em 06 pontos considerados críticos na cidade. Durante as palestras os profissionais alertavam sobre as doenças transmitidas pelo mosquito da Dengue, Zika e Chikungunya, bem como as maneiras de prevenções e combate contra o agente transmissor.

As segunda etapa, aconteceu nos dias 21, 22 e 23. As equipes realizaram o mutirão da limpeza recolhendo os sacos de lixos que distribuídos nas palestras.

De acordo com a secretária de Saúde, Maria Amélia, os moradores residentes nesses pontos estratégicos foram orientados a recolher o lixo e mobilizar vizinhos para o engajamento na campanha de combate ao mosquito.

A Secretaria de Saúde fez entrega de caixas de água com tampa para os moradores dos pontos estratégicos, como finalidade incentivar e reforçar a importância das ações de combate e prevenções.

“São orientações para manter o local onde são acondicionados água para a população de forma limpa e segura, sempre lembrando que esses mesmos reservatórios de água como (caixa d’água) precisam ser tampados e vedados evitando possível foco do mosquito transmissor de doenças. A melhor maneira de combater a dengue é evitar o nascimento do mosquito, e por isso é importante que sigam as recomendações como: limpar calhas, lajes e quintais, fechar bem caixas d’água, poços e outros depósitos de água, trocar água dos pratinhos de plantas por areia, guardar as garrafas de cabeça para baixo, manter ralos fechados, trocar regulamente à agua dos animais e lavar os recipientes com uma bucha ou escova com sabão” explicou Maria Amélia.

O serviço de limpeza urbana cedido pela Prefeitura Municipal trabalhou juntamente com a Secretaria de Saúde chefiada por Maria Amélia, juntamente com a coordenadora da Atenção Básica e enfermeira, Francidaves Sá, com o apoio da enfermeira da Estratégia de Saúde da Família (ESAF), Taina Rocha, e, com todos os Agentes Comunitários de Saúde (ACS´s) e Agentes de Endemias do município (ACE).

Cidades na Net

Facebook
Publicidade