Geral
NÃO VÃO DEIXAR BARATO
Alvos de Fake News, Prefeitura de Picos e site de notícias tomarão medidas judiciais para punir os responsáveis
O caso deverá ser investigado pela 3ª Delegacia Regional da polícia civil
Da Redação - 22/02/2019
Foto/ Reprodução Whatsapp
Viatura não foi guinchada por estar com o documento atrasado, mas sim sofreu um problema mecânico no motor

Em tempo de massificação das redes sociais, conteúdos falsos são despejados a todo o momento na rede mundial de computadores. E diversos acabam ganhando eco na falta de filtragem de muitos usuários que preferem passar a informação adiante antes mesmo conferir a fonte e a veracidade da notícia. Neste ano, a divulgação de pelo menos duas Fake News ganhou grande proporção em relação a episódios que supostamente teriam ocorrido em Picos.

A primeira noticia falsa foi compartilhada no dia 08 de janeiro e dava conta de que havia acontecido uma fuga em massa na Penitenciária José de Deus Barros. O boato foi divulgado através de um texto, com inúmeros erros de ortografia, além de um vídeo mostrando um comboio de viaturas da Força Nacional transitando pela Avenida Deputado Sá Urtiga, no bairro Bomba. Naquela oportunidade o Comandante do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), Tenente-coronel, Edwaldo Viana, e o Diretor da Unidade Prisional, Sinval Hipólito, esclareceram a Fake News e nossa reportagem checou e constatou que na verdade os carros da FN estavam apenas de passagem por Picos, vindos de Teresina, com destino a Fortaleza onde iam ajudar as forças de segurança pública a combater os atos violentos que ocorriam em Fortaleza e interior do Ceará, naquela época.

Um mês e 12 dias após desse episódio mais duas lorotas se espalharam amplamente entre os usuários das redes sociais no município. Menos séria que a primeira, essa segunda notícia falsa não tinha o intuito de causar temor ou pânico na população, mas sim denegrir a imagem da Prefeitura de Picos e consequentemente da administração municipal. Divulgada no início da noite da última terça-feira (19), a Fake News dava conta que um carro de fiscalização da Secretaria de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana (STTRAM), havia sido apreendido em uma blitz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), devido a sua documentação está atrasada.

O boato veio acompanhado de uma foto da referida viatura preparada para ser guinchada pela empresa Vip Leilão, responsável pela guarda dos veículos irregulares apreendidos durante a fiscalização. Logo a estória se espelhou e o Município acabou sendo alvo de inúmeras críticas. De imediato o Inspetor da 4ª Delegacia da PRF, Jorge Madeira, tratou de compartilhar uma mensagem nas redes sociais desmentindo o episódio “cantado em prosa e verso” no WhatsApp, Facebook e Instagram, mas já era tarde haja vista a proporção que assunto já tinha tomando no âmbito local.

“A viatura do Trânsito ficou no prego e foi guinchada juntamente com os veículos recolhidos pelo próprio guincho da STTRAM. A PRF não recolheu os veículos, apenas para esclarecer os fatos”, explicou Jorge Madeira.

(Foto/ Reprodução Whats App/ Notícia falsa relacionada a link de matéria do Grande Picos) 

Para piorar as coisas outra Fake News foi criada em cima da Fake News. Dessa vez o alvo foi o site Grande Picos (www.grandepicos.com), do Sistema de Comunicação de Picos (SPC), que teve o link de outra matéria veiculada em sua página, que tratava sobre a “Operação Carnaval”, associada a uma montagem no Facebook que mostrava a apreensão do carro de fiscalização da Secretaria de Trânsito. De imediato um artigo foi publicado no site esclarecendo a distorção dos fatos usando o nome da empresa jornalística, no entanto, assim como aconteceu com a Prefeitura, a “bagaceira” já estava feita.

Alvos das notícias falsas, tanto a Prefeitura de Picos como o site Grande Picos decidiram tomar medidas judiciais para punir os responsáveis pela produção e divulgação da lorota. O Procurador Geral do Município, Maycon Luz, disse que será feita uma representação e tomadas todas as medidas cabíveis para coibir as notícias falsas. “Em virtude das Fake News atingindo a Prefeitura, a Procuradoria do Município, adotará medidas cabíveis e fará representação tanto criminal quanto indenizatórias contra as pessoas que criam ou divulgam as informações falsas envolvendo a Prefeitura Municipal de Picos”, avisou.

Ontem (21), durante a Edição do Grande Jornal da Grande Rádio, que assim como site Grande Picos também faz parte do SCP, a âncora, radialista, Fátima Miranda, disse que o conteúdo falso criado e relacionado a veículo de comunicação foi um ato produzido de forma irresponsável e criminosa. “[O portal] continua sendo um veículo sério, responsável e por tanta responsabilidade já tomando as providências legais cabíveis no caso e providenciando registro do Boletim de Ocorrência e entregando então agora a polícia a investigação desse caso”, frisou. “Assis Santos, nosso coordenador de jornalismo, já esteve registrando BO”, endossou o também âncora do Grande Jornal, radialista, João Rodrigues.

Facebook
Publicidade