Municípios
EVENTO INFORMATIVO E PREVENTIVO
I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência é aberta em Monsenhor Hipólito
O evento, que tem por objetivo disseminar informações sobre ações preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência
Da Redação - 28/02/2019
Foto/ CG Notícias
Mesa de honra da I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência

A Prefeitura Municipal de Monsenhor Hipólito, através de parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação juntamente com Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Comissão Selo UNICEF, realizou na manhã desta quarta-feira, 27, a abertura da I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, que tem como tema “Proteger e cuidar de Adolescentes: Informação para escolhas saudáveis”.

O evento, que tem por objetivo disseminar informações sobre ações preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência, está sendo realizado no Centro de Conivência do Idoso “Daniel R. Lima” (CCI).

A Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência tem como público-alvo adolescentes, pais e responsáveis, conselheiros municipais e profissionais das políticas públicas de atendimento ao adolescente.

A abertura foi feita pela coordenadora do CREAS Marília Cínthia de Sousa, que deu as boas-vindas a todos e destacou a importância da Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. “A I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência traz a importância de se debater esse assunto junto as crianças e adolescentes, assim como aos seus pais e responsáveis. A Secretaria Municipal de Assistência Social em união com as Secretarias de Saúde e Educação e o Selo UNICEF, programou para esses dois dias, 27 e 28 de fevereiro, momentos de reflexão, conhecimento e muita troca. Assim, sejam bem-vindos a nossa I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, certos de que vocês são nossos grandes convidados”.

(Foto/ CG Notícias/ Secretária de Saúde, Dr. Joyce Bezerra, participou do evento)

Na sequência, foi feita a composição da Mesa de Honra, que foi composta por: Gardênia Maria Bezerra, Secretária de Educação; Ernandes Bezerra, Secretário de Cultura; Santynha Bezerra, Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal; Djanani Ocília Bezerra , Coordenadora do CRAS; Divanilda Bezerra, Coordenadora do SCFV; Géssyca Rayala, Supervisora do Programa Criança Feliz; Francisca Neves Alves, articuladora do Selo UNICEF no município; Ulisses Bezerra, Mobilizador Social do Selo Unicef; Zulândia Ocília Bezerra, Coordenadora Geral da Escolas Municipais; Jefferson Wagner, Coordenador da Atenção Básica, Naisa Iraci da Silva  Sousa, diretora da U.E. Ângelo Bezerra, Gilmara Cristiane, diretora da U.E. Antônio Hipólito; Dra. Ana Paula Guimarães Sá as médicas do ESF e Dra. Ana Keline de Moura, médicas do ESF e Dra. Gilka Mary Alves de Sousa, psicóloga do NASF. Também prestigiaram a abertura I Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência, Dra. Joyce Bezerra, Secretária Municipal de Saúde, e Lorinha Sá, presidente do Conselho Tutelar.

Facultado a palavra aos componentes da Mesa, a Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal Santynha Bezerra, parabenizou as secretarias pela realização da ação. “Gostaria de parabenizar a Gestão Mais trabalho, novas conquistas pela realização do evento, de modo especial as secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde. A gente sabe que a gravidez, em qualquer época, em qualquer idade, é uma preocupação e na adolescência mais ainda.  Bom trabalho para todos nós”.

O evento teve início com uma dramatização de jovens que integram o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) sobre a temática do evento.

Na sequência, a Dra. Ana Paula Guimarães Sá, médica do PSF III, ministrou uma palestra com tema: “A importância da Prevenção da gravidez na adolescência como marca da vida em desenvolvimento”.

(Foto/ CG Notícias/ Evento teve uma grande participação)

Em seguida, a Dra. Ana Keline de Moura, médica do PSF II, ministrou a segunda e última palestra do primeiro dia de atividades, que teve como tema: “Conhecendo a Realidade: Doenças, infecções e métodos contraceptivos como aliados a prevenção de riscos entre as adolescentes”.

Após uma pausa para o lanche, as palestrantes justamente com a psicóloga do NASF Gilka Mary Alves de Sousa, responderam a várias dúvidas e perguntas dos adolescentes presentes, que foram recolhidqs por meio das “Caixas de Pergunta”.

Encerrando as atividades do primeiro dia, a Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Joyce Bezerra, deixou a sua mensagem para os adolescentes presentes. “Esses encontros e palestras são de suma importância. A consequência de ter um filho na adolescência só sabe quem passa e quem realmente assume a responsabilidade de criar. Vamos deixar para ter filho na hora certa, vamos deixar para fazer tudo na hora certa. Esse é o recado que eu quero deixar para todos vocês. Aproveitem e absorvam ao máximo esse encontro”, disse.

A programação segue nessa quinta-feira, 28, com palestras, oficinas e painéis relacionados à prevenção da gravidez na adolescência.

(Foto/ CG Notícias/ Público estudantil compareceu ao evento)

CG Notícias

Facebook
Publicidade