Municípios
AGRICULTURA ORGÂNICA
Projeto Horta Comunitária será implantado em Picos
Um dos objetivos da iniciativa é revitalizar o Parque de Exposição José de Moura Monteiro
Redação - 01/03/2019
Foto/ CCOM
Planta do projeto horta comunitária

O projeto Horta Comunitária está em fase de imantação em Picos. Segundo explica o Secretário de Agricultura local, José Venâncio, a referida horta comunitária é parte do projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Piauí em conjunto com a prefeitura de Picos, cujo objetivo é revitalizar o Parque de Exposição José de Moura Monteiro.

“Nós vamos buscar parcerias com vários órgãos para podermos dar grande volume a essa revitalização, para que a gente possa melhorar o pátio do parque de exposição. Nesse projeto, está implícito a horta comunitária onde a mesma pretende gerar desenvolvimento social e renda para as famílias envolvidas”, destaca o secretário.

A horta comunitária irá envolver de vinte a trinta famílias locais, onde será feita uma seleção cujos critérios estão sendo elaborados. A intenção, para José Venâncio, é inserir famílias carentes dentro de uma agricultura de subsistência, onde as mesmas poderão plantar e colher seus frutos, além de fazer a sua venda em Picos.

 O tipo de agricultura implantado será a agricultura orgânica. Dentro do proejo da horta comunitária, as famílias participantes poderão gerar até um salário mínimo advindo da venda de seus produtos.

“Consolidado esse projeto, queremos multiplicar a ideia para a zona rural, os chamados quintais produtivos, fazendo com que aconteça um impacto social significativo em nosso município”, acredita José Venâncio.

Parcerias

“Para que o projeto tenha concretude, é preciso que façamos parcerias. O projeto já está iniciado e concomitante buscaremos as famílias para a execução”, explica o secretário.

As parcerias, segundo o secretário, são órgãos públicos municipais e estaduais, como a Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos, Secretaria Municipal de Obras, entidades como Sebrae, além de profissionais da área, (agrônomos) da própria prefeitura de Picos.  Informa ainda o secretário que após a ratificação dos parceiros, o projeto será executado.

José Venâncio sublinha o apoio e incentivo do prefeito Pe. Walmir Lima em promover às famílias carentes do município, sobretudo as envolvidas no projeto, a geração de renda, e consequentemente, desenvolvimento social como um todo por meio da iniciativa citada.

“Contamos com essa caminhada harmônica entre os poderes municipais. O prefeito Walmir Lima é o nosso grande incentivador. Assim, acreditamos que o projeto terá grande alcance no que se refere o desenvolvimento social dos participantes”, comenta.

Impacto social

O projeto Horta Comunitária pretende, na sua essência, promover um impacto social no seio das famílias diretamente evolvidas, além de gerar dividendos a todo o conjunto social picoense, ou seja, dado o seu alcance social, gerado no seio das famílias participantes, também gera economia para a cidade, pois os recursos financeiros advindos dos produtos comercializados estarão circulando pelo município, gerando desenvolvimento.

“Cada família dentro da horta comunitária, deverá promover e desenvolver sua sustentabilidade financeira através da venda de seus produtos. Isso irá causar grande impacto ao município quando da geração de recursos financeiros circulando na cidade”, sustenta José Venâncio.

CCOM

Facebook
Publicidade