Esporte
GOLEADA
Bahia vence o Altos por 5 a 0
Partida válida pela Copa do Nordeste aconteceu no estádio Albertão em Teresina
Da Redação - 03/03/2019
Foto/ Stephanie Pacheco/GloboEsporte.com

O triunfo de 5 a 0 deste sábado sobre o Altos foi o que o Bahia precisava para se recuperar na Copa do Nordeste e quebrar a sequência negativa que carregava até então. Resultado tranquilo, sem fazer muita força, porém, que não significa o fim dos problemas do Tricolor. Apesar da larga vantagem, a equipe treinada por Enderson Moreira não teve o que pode ser chamado de grande atuação. Por outro lado, foi efetiva e cirúrgica para vencer, algo que não conseguiu em outras ocasiões.

A vantagem de 2 a 0 construída no primeiro tempo foi determinante para o triunfo do Bahia. E o time não precisou ser brilhante para isso. A etapa inicial foi em ritmo lento e de poucas chances de gols dos dois lados. A diferença foi que o Tricolor, com mais posse de bola durante todo o tempo, foi efetivo quando chegou com perigo (finalizou quatro vezes).

E, para vencer, o Bahia fez valer (mais uma vez) da fase iluminada de Gilberto. No momento mais difícil do jogo, o centroavante acertou uma finalização de letra e abriu o placar. Depois, participou do lance que resultou no pênalti para o Tricolor e ainda converteu o lance. Gilberto chega a onze gols em dez jogos pelo Bahia em 2019.

Aliás, os gols de Gilberto, o chapéu duplo de Arthur Caíke e a dominada com estilo de Nino Paraíba foi o que o Bahia fez de melhor em todo primeiro tempo. Além disso, o Tricolor muitas vezes se limitou a fazer ligação direta, com influência da postura do adversário. E um lance ilustra bem isso. Na parte final do primeiro tempo, Jackson dominou livre no campo de defesa e parou. Ninguém do Altos, que ainda assim se fechava no seu campo, apareceu para apertar a saída de bola. Quando o primeiro marcador se aproximou, o defensor fez o lançamento e mandou direto nas mãos do goleiro rival.

E não é que foi assim que o Bahia ampliou o placar? O segundo tempo seguiu em ritmo lento, o Altos tentou se soltar mais, mas não encontrou espaços na defesa do Bahia e também esbarrou nas próprias deficiências. O Tricolor, quando tinha oportunidade de contra-atacar, também não aproveitou as descidas em velocidade. Foi mais preciso na hora do lançamento. No terceiro gol, Lucas Fonseca encontrou Élber, que saiu na cara do gol e marcar o terceiro da equipe. O time ainda ampliou o placar com Caíque e com Shaylon, já com o Altos “nas cordas” e sem mostrar qualquer tipo de reação.

Estatísticas do jogo*

Posse de bola: Bahia 49,79% x 50,21% Altos
Finalizações certas: Bahia 7 x 0 Altos
Finalizações erradas: Bahia 1 x 6 Altos
Passes certos: Bahia 215 x 261 Altos
Passes errados: Bahia 24 x 25 Altos
Cruzamentos: Bahia 11 x 18 Altos
Desarmes: Bahia 13 x 12 Altos

O lado negativo. Na teoria, o jogo deste sábado seria importante também para observar o último reforço contratado pelo Bahia. O atacante Artur, com virose, não jogou e deu lugar ao seu xará Arthur Caíke, pela primeira vez titular no time. Era a oportunidade de acompanhar por mais minutos o jogador que pode assumir o lado esquerdo do ataque do time, ainda sem “dono” neste início de temporada. Mas Caíke foi discreto no primeiro tempo e ainda saiu com um incômodo muscular no intervalo. Pouco para qualquer análise.

No fim das contas, o jogo deste sábado pode dar a enganosa impressão de que o Bahia teve atuação brilhante, só que não é bem assim. Inclusive, o time já jogou mais em partidas que não conseguiu a vitória nesta temporada. Mas, se não foi a melhor exibição, foi o que o grupo precisava. Que o triunfo sobre o Altos dê novo fôlego e ajude a equipe a ganhar confiança para a sequência da temporada. Ponto fundamental para a retomada das boas atuações.

Globoesporte.com

Facebook
Publicidade