Política
IGUALDADE DE GÊNERO
Mulheres ocupam quase metade dos cargos no primeiro escalão da administração do prefeito Padre Walmir
Elas estão no comando de sete dos principais órgãos da Prefeitura de Picos
João Paulo - 10/03/2019
Foto/ Portal O Povo
São seis secretárias e uma coordenadora municipais

A administração “Uma cidade para todos”, da Prefeitura de Picos, que tem a frente o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), é uma das administrações que pode “bater no peito” e dizer que preza pelo respeito à igualdade de gênero.

Prova disso é que quase metade do secretariado e 50% das coordenadorias municipais, que fazem parte dos chamados cargos do primeiro escalão do Palácio Coelho Rodrigues, são comandadas por mulheres.

Em números isso quer dizer que das 15 secretarias municipais existentes na Prefeitura de Picos seis tem mulheres à frente e das duas coordenadorias, com status de secretaria, uma tem uma coordenadora, ou seja, elas comandam sete dos 17 principais órgãos da administração do prefeito, Padre Walmir.  

As mulheres que integram o primeiro escalão da administração municipal são: as Secretárias Municipais de Finanças, Antônia Maria Leal, de Educação, Rosilene Monteiro, de Planejamento, Orçamento e Avaliação, Oneide Rocha, de Obras, Habitação e Urbanismo, Lilian Araújo, de Trabalho e Assistência Social, Glória Saunders, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Maria Santana; e a coordenadora de Comunicação Social, Mayara Ferreira.

Durante um evento em alusão ao Dia Internacional da Mulher realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde, nesta última sexta-feira (08), a coordenadora Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres, Josefa Lima, elogiou o prefeito, Padre Walmir, por ceder espaço para as mulheres em sua administração e pelo funcionamento da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para a Mulher.

“Aqui a gente agradece ao Padre Walmir porque ele te intensificado essa campanha conosco”, agradeceu a coordenadora Estadual de Políticas Públicas Para Mulheres.

Em entrevista coletiva, Padre Walmir falou que a Coordenadoria da Mulher apesar de já existir, só entrou em funcionamento em sua primeira administração em julho de 2015.

“Nós empossamos Nêga Mazé e dentro das nossas possibilidades demos condições a ela para sua estrutura está capaz de está presente nesse meio atendendo as demandas, juntamente as nossas secretarias promovendo ações nesse sentido”, pontuou.

No que fiz respeito ao fato de mulheres ocuparem sete dos principais cargos do primeiro escalão, o prefeito frisou que elas estão por competência.

“Não dizendo que o homem não seja capaz, mas não dizendo também que a mulher não seja capaz de ocupar certos espaços que homens ocupariam, mas o fato de várias secretarias serem ocupadas por mulheres e a criação da Coordenadoria da Mulher e as ações voltadas para a mulher também justificam nossas ações, nossa preocupação, nosso trabalho em favor da mulher”, concluiu.

Facebook
Publicidade