Municípios
CAPACITAÇÃO
Semana de capacitação de ‘Educação Permanente em Saúde’ é realizada em Patos do Piauí
A capacitação de Educação Permanente em Saúde segue até a próxima sexta-feira, 15
Da Redação - 13/03/2019
Foto/ Cidades na Net
Evento homenageia as mulheres

A Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde promove durante esta semana uma capacitação de ‘Educação Permanente em Saúde’, que vai qualificar os profissionais da pasta para transformação das práticas em direção ao atendimento dos princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação é uma ação do Programa de Fortalecimento das Práticas de Educação Permanente em Saúde no SUS (PRO-EPS-SUS). O evento é realizado no auditório do CRAS e reúne os profissionais da pasta.

O evento iniciou suas atividades nesta segunda-feira, 11, com uma oficina sobre a ‘hanseníase na atenção básica’,  ministrada pelo enfermeiro, Ronildo Costa. A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira, 12, quando foi realizada  duas  palestras motivacionais, conduzida pela psicóloga, Joycelena Cristianne.

Pela manhã, Joycelena abordou sobre o tema “Auto  comportamento no trabalho”.  Segundo ela,  o ambiente de trabalho é um espaço de aprendizagem  permanente. “O ambiente de trabalho será sempre um espaço de aprendizagem, o sujeito que acredita que já é uma obra acabada, perde a oportunidade de crescer e evoluir na vida”, explicou.

Outro ponto,  destacada pela psicóloga foi sobre a  auto reflexão. “Vivemos numa sociedade muita voltada ao olhar externo,  e não temos a prática de puxar para si, a reflexão  das nossas próprias coisas, da auto responsabilidade e reflexões de nossas próprias atitudes, como também, compreender que as nossas ações são em decorrência de influências de nossas crenças, valores, hábitos e daquilo que aprendemos ao longo da vida. Então  que o indivíduo possa se auto perceber em suas próprias questões,  partindo do princípio de que se eu me percebo como sou, terei as informações necessárias para que  possa trabalhar  em mim aquilo que não está bom, que me deixa insatisfeito e que me impede de mudar”, afirmou ela, que na parte da tarde,  em outra palestra,  discorreu sobre  o “Estresse e qualidade de vida no trabalho”.

(Foto/ Cidades na Net/ Secretária de Saúde disse que o mobjetivo foi qualificar os profissionais)

A coordenadora de Saúde, Janete Dias, explicou que a qualificação é importante, tendo em vista, que a informação se transforma de forma rápida. “As  coisas mudam rápidamente, o que é informação hoje, amanhã já não é, por isso,  a importância  de estarmos nos atualizando enquanto profissionais. Por exemplo, durante a capacitação sobre a  hanseníase, aprendemos informações novas, como a identificação de um paciente que antes era identificado de uma forma, e agora  é de outra, ou seja,  existe a real  necessidade de educação permanente em saúde, onde nosso  objetivo  é propiciar a eles o acesso a novas  informações, para que melhorem a qualidade dos serviços e atendimentos que são levados aos usuários”, pontou.

A secretária de Saúde, Pretinha, como é conhecida,  disse que o intuito é  qualificar os profissionais a cerca de informações, sobre  a concepção de educação em saúde  como espaço de reflexão e diálogo sobre a realidade, por meio  de estratégias de ensino contextualizado, participativo e orientador para transformar as práticas profissionais.

Durante o evento, foi realizado uma homenagem as mulheres, pela passagem do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março, com direito a bolo, e em um gesto singelo e cordial, a primeira dama e secretária de Saúde, Edivania Pires, a Pretinha,  entregou flores para todas as mulheres presentes.

Em conversa com a nossa reportagem o prefeito, Agenison Dias, parabenizou as mulheres e ressaltou sua importância na gestão municipal e na sociedade como um todo.  “A mulher tem um papel um importante em todos os setores da sociedade e na nossa administração não é diferente, temos gestoras que desempenham de forma exemplar o seu trabalho. A mulher deve sim ser homenageada, é ela que nos concede a vida, nos educa,  e faz isso  com excelência e um amor  incondicional. Parabéns a todas mulheres, em especial, as de nosso município”, disse.

A capacitação de Educação Permanente em Saúde segue até a próxima sexta-feira, 15,  onde serão realizadas diversas oficinas sobre urgência e emergência\primeiros socorros,  atualização dos procedimentos em sala de vacina e ESUS – Fichas e preenchimentos.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade