Saúde
LOGÍSTICA
Secretaria de Saúde disponibiliza estrutura de ponta para atender pacientes em mutirão de cirurgias de catarata
A expectativa é 400 procedimentos cirúrgicos sejam realizados
João Paulo - 20/03/2019
Foto/ Portal O Povo
Mutirão prossegue até domingo (24), na sede do PAIM na Rua São Sebastião, Centro

Assentos, banheiros químicos, bebedouro, climatizadores de ar, sala de espera climatizada e toldos para proteger os pacientes, são alguns dos itens instalados pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), na sede do PAIM (Pronto Atendimento Infantil Municipal), para dar mais conformo as centenas de pessoas que participarão do mutirão de cirurgias de catarata que teve início na manhã desta quarta-feira (20) e prosseguirá até o próximo domingo (24), na cidade de Picos.

CONFIRA IMAGENS

Por conta do calor mais intenso verificado na parte da tarde, a SMS viabilizou ainda junto a ENOP (Escola Normal Oficial de Picos) e a Loja Maçônica Cavalheiros do Piauí, dois espaços climatizados onde os pacientes poderão aguardar até o momento de serem atendidos.

Além de proporcionar comodidade para as pessoas que esperam o atendimento, o secretário municipal de Saúde, bioquímico, Júnior Santos, frisou que a Secretaria montou um centro cirúrgico de ponta que atende a todas as exigências da Vigilância Sanitária, do CRM (Conselho Regional de Medicina) e do hospital que disponibilizou, para a SESAPI (secretaria de Estado da Saúde do Piauí), os profissionais médicos que participarão do mutirão de cirurgias de catarata.

(Foto/ Portal O Povo/ Toldos, bebedouro e climatizadores foram disponibiizados para amenizar o calor)

“Eu acredito que vai ser o melhor mutirão do Estado do Piauí porque nós colocamos uma estrutura de vergonha a altura da nossa população e o nosso usuário que vai fazer a cirurgia pelo SUS vai fazer como se estivesse fazendo em um hospital lá em Teresina, ou em uma clinica particular de melhor qualidade”, comemorou o secretário de Saúde.

Júnior Santos informou que foram feitos 600 cadastros em Picos e 19 municípios da Macrorregião e a novidade de última hora é que a Secretaria Municipal de Saúde conseguiu junto a SESAPI mais 50 procedimentos cirúrgicos, aumentando de 350 para 400 o número de cirurgias de catarata que serão realizadas durante esse mutirão.

“Cada município está vindo com seu coordenador acompanhando os pacientes e nós aqui de Picos damos toda a logística, toda segurança necessária para essas pessoas serem atendidas e vamos ver se a gente consegue que os pacientes desses municípios façam o exame logo pela manhã porque geralmente as Vans, os carros que servem a esses municípios, voltam para as cidades de origem até às duas da tarde”, pontuou.

(Foto/ Portal O Povo/ Centro cirúrgico foi montado atendendo todas recomendações do CRM e da Vigilância Sanitária)

Ao todo duas equipes completas, com cirurgiões e outros profissionais de saúde que esse tipo de procedimento requer, vão participar das cirurgias de catarata, além de outros que ficaram na parte de triagem.

A aposentada, Maria da Rosa Rocha, de 64 anos, que sofre com a catarata há dois anos, veio do município Santo Antônio de Lisboa com o intuito de sair de Picos com o seu problema de visão resolvido.

“Eu nunca tinha feito a cirurgia por não ter condição porque é muito cara, mas agora eu estou confiante que vai dar certo, apesar de estar com um pouquinho de medo eu quero abandonar os óculos porque a visão está fraca tanto que de longe eu só consigo ver a silhueta da pessoa e isso atrapalha bastante no dia a dia porque, por exemplo, se eu for procurar alguma coisa em um lugar com menos claridade eu não consigo encontrar”, concluiu a aposentada.

(Foto/ Portal O Povo/ Pelo menos 600 pacientes serão examidados durante o muitirão) 

Facebook
Publicidade