Saúde
EVENTO NO CTD
Palestra e debate marcam o 2° dia da VIII Conferência Municipal de Saúde
Vários temas foram explanados pelos palestrantes
Da Redação - 22/03/2019
Foto/ CCOM

Dando continuidade os trabalhos na realização da VIII Conferência Municipal de Saúde, nesta sexta-feira,22, no Centro de Treinamento Diocesano (CTD. O segundo dia da VIII Conferência Municipal de Saúde de Picos, teve em sua programação palestras, debates e mesa redonda. O evento começou por volta das 8 horas com  a entrega do material de apoio e credenciamento do(as) delegados(as) e participantes, em seguida foi feita a leitura e aprovação do regimento Interno da Conferência.

A primeira palestra do dia foi ministrada pela Professora e mestre, Maria da Conceição Portela Leal e teve como temática o Diagnóstico da Saúde no Município de Picos.

Logo em seguida, teve inicio uma mesa-redonda compostas por 4 debatedores: Raulino Firmino Ferreira (CRF-PI), Elena Lúcia Sales de Souza (CRF-PI),Patrícia Maria Santos Batista (Hospital Regional Justino Luz), Leopoldina Cipriano Feitosa (COSEMS-PI) e abordou o tema “Desafios da Regulação Assistencial no Estado”a temática trouxe para à conferência a discussão em torno dos desafios da regulação assistencial no Estado.

No período da tarde a conferência continuou  com uma mesa redonda e uma palestra. A mesa redonda teve como debatedores,Tiago Iglesias (Procuradoria Geral do Município), Murilo Evangelista (Secretaria Municipal de Saúde), Maria da Conceição Gonçalves Portela (Poder Judiciário). O professor, Vinícius Alexandre da Silva Oliveira  enforcou  a sua palestra na atuação do Controle Social Frente às Mudanças na Saúde.

A estudante da universidade estadual, Surama Mendes destacou a importância dos usuários de saúde na conferência. ” É importante porque é uma reunião democrática, a conferência vem justamente para discutir e avaliar a situação de saúde do município, e os usuário tem uma grande importância na participação. Porque eles podem está trazendo as informação em relação a saúde em seu bairro e da sua comunidade, eles podem está vindo em grupos de moradores em apoio com outros moradores do mesmo bairro para trazer de forma efetiva a situação do seu bairro”,disse a estudante.

“Nós a população conseguimos apontar as principais falha no sistema, conhecemos nossas ubs  e os hospitais, temos o acesso mais fácil para identificar a problemática de uma região, e a conferencia server par unir forças para identificar os principais problemas e buscar proposta e intervenção”, ressaltou a estudante de enfermagem e delegada da conferencia, Kaliane Bonfim.

CCOM

Facebook
Publicidade