Saúde
PARCERIA COM A SECRETÁRIA DE SAÚDE
Caminhão do SESC Saúde Mulher realizará mais de 1,2 mil exames preventivos e de rastreamento de câncer em Picos
Serão realizados exames de citologia oncológica e mamografia, além de educação e saúde
João Paulo - 26/03/2019
Foto/ Portal O Povo
Exames serão periciados no Hospital do Câncer em Barretos, no Estado de São Paulo

Aconteceu na manhã desta terça-feira (26), em frente ao PAIM (Pronto Atendimento Infantil Municipal), a solenidade de apresentação do programa “SESC Saúde Mulher” que realizará exames preventivos e de rastreamento de câncer na cidade de Picos. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), conta com um caminhão equipado com mamógrafo e outros aparelhos de ponta necessários para a realização do atendimento das moradoras do município. A ação prosseguirá ao longo de 45 dias.

A coordenadora de saúde e ação social do SESC, Eliana Mendes, informou que havia uma solicitação desde 2017 para que o Caminhão fosse deslocado para fazer atendimentos em Picos. No entanto, ela explicou que devido existir uma agenda preenchida a entidade cumpriu um cronograma que agora contemplou o município picoense. Eliana acrescentou que o atendimento prosseguirá até o dia 10 de maio.

“Vamos conseguir fazer muitos exames tanto de mamografia quanto de citologia e a gente não pode esquecer das ações de educação em saúde. Porque todas as ações do SESC tem um viés educativo. A gente faz os exames, mas tem um educador em saúde que acompanha o projeto, que faz palestras e que vai nas comunidades até para explicar as pessoas qual a importância desses procedimentos”, anotou a coordenadora.

Eliana Mendes frisou que a ação do Caminhão do SESC Saúde Mulher é importante para rastrear pacientes que não sabem que tem a doença. A mesma lembrou que ao realizar essa ação o objetivo do SESC é detectar casos de câncer ainda no início para que assim a paciente possa ser submetida a um tratamento. “Quando a gente pega um caso que está bastante avançado a mulher não tem uma sobrevida, o tratamento é ruim, fica debilitada e a Unidade de Saúde Mulher do SESC ela faz um exame de rastreamento para detectar mulheres que não tem sintomas e que não vão ao médico porque não tem oportunidade”, pontuou.

(Foto/ Portal O Povo/ Caminhão está estacionado em frente ao PAIM)

Ao todo a Unidade do Caminhão SESC Saúde Mulher realizará 1240 exames em Picos, sendo 832 de mamografias (para mulheres a partir 50 a 69 anos)  e 416 citopatológicos (para mulheres com mais de 35 anos), mais conhecido como Papanicolau. Além de, 988 exames de educação e saúde para cada UBS (Unidade Básica de Saúde).

“É um grande benefício que a gente em parceria com o SESC e a Fundação Maria de Carvalho Santos estamos trazendo aqui para a nossa cidade. Agora vamos atender exclusivamente o nosso público feminino com os exames de prevenção de câncer de mama e de câncer do colo do útero. E aquelas pessoas que por ventura venham ter um caso positivo ou suspeito a Fundação Maria de Carvalho Santos vai assumir [o tratamento] tanto no acompanhamento psicológico como terapêutico”, colocou o Secretário Municipal de Saúde, bioquímico, Júnior Santos, acrescentando que o sucesso de qualquer programa de saúde é justamente o viés da prevenção.

Ele destacou que a prevenção diminui os custos em relação ao tratamento do paciente. “E o paciente também está sendo beneficiado detectando aquele mal precocemente. E com certeza o tratamento tem uma eficácia maior se debelar esse mal”, analisou.

Júnior Santos informou que várias mulheres já se cadastraram nas UBS’s para realizar o exame no Caminhão SESC Saúde Mulher. “Mas ainda há vagas ainda”, salientou. O secretário de Saúde falou que após serem realizados os exames serão enviados para o Hospital do Câncer de Barretos, no Estado de São Paulo, para serem periciados. A expectativa é que no dia 12 de maio seja realizada uma solenidade para a entrega dos exames que serão realizados em Picos.

(Foto/ Portal O Povo/ Atendimentos prosseguirão até o dia 10 de maio) 

Facebook
Publicidade