Municípios
PRESERVAÇÃO
Prefeitura de Monsenhor Hipólito realiza reunião intersetorial visando a conquista do ICMS Ecológico
Prefeito Municipal, Dr. Zenon, agradeceu a participação de todos
Da Redação - 16/04/2019
Foto/ CG Notícias

A Prefeitura  Municipal de Monsenhor Hipólito, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou uma reunião de capacitação técnica com os gestores do município com o objetivo de conquistar a certificação no Selo Ambiental e adesão ao ICMS Ecológico, no último dia 07 de abril.

O ICMS Ecológico pode habilitar os municípios em três categorias (A, B ou C) de acordo com o número de itens atendidos num total de nove requisitos: gerenciamento de resíduos sólidos; educação ambiental; redução de desmatamento; redução de queimadas, conservação do solo, da água e biodiversidade; proteção de mananciais de abastecimento público; identificação de fontes de poluição; fiscalização de edificações irregulares; unidade de conservação; e a Política Municipal de Meio Ambiente.

Em seu pronunciamento de abertura, o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Adalberto Fulgêncio de Carvalho, destacou a sua capacitação técnica para comandar a pasta. “Quando recebi a portaria dessa secretaria no dia 21 de fevereiro de 2017,  assumi o cargo com a finalidade de arrumar recursos para o nosso município e atingir os objetivos nas questões ambientais, assim que assumi a pasta tive o privilégio de realizar uma capacitação no município de Picos, que me tornou um profissional capacitado e com o conhecimento prático das questões ambientais”.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente  também destacou a capacidade da pasta de aglutinar as demais secretarias e agradeceu a presença de todos. “O município é a árvore e o meio ambiente é a raiz dessa árvore, o meio ambiente tem uma importância muito grande, tem o poder de envolver todas as outras pastas.  Queria agradecer a todos que se deslocaram em pleno domingo”, disse.

Em seguida, o consultor Allex Castro disse que para o município obter o ICMS Ecológico é preciso um trabalho conjunto das pastas que compõem a prefeitura. “O objetivo dessa reunião é capacitar os gestores municipais para a importância do meio ambiente na gestão pública. Hoje nós temos em pauta que através do cuidado, do zelo, e da proteção ao meio ambiente, podemos atingir  a finalidade de incrementar a receita tributária municipal, ou seja, se conseguimos atingir critérios de preservação ambiental, podemos viabilizar uma receita tributária que hoje o município não dispõe”.

“Nesta reunião de hoje vamos apresentar esse projeto do ICMS Ecológico, que é de competência da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), e através dessa apresentação do projeto e do edital que regulamenta toda essa relação do ICMS Ecológico para com os municípios, buscar viabilizar a habilitação do município, ou seja, focar em cada ponto do edital e fazer um levantamento do que o município já tem e designações que possam contribuir na habilitação e dessa forma melhorar a qualidade de vida e a qualidade ambiental no município de Monsenhor Hipólito”, pontuou o advogado.

Os advogados passaram todas as orientações de como o município e os gestores podem e como devem contribuir para que o município possa atingir as metas exigidas pela Semar.

Finalizando a reunião, o Prefeito Municipal, Dr. Zenon de Moura Bezerra, agradeceu a participação dos advogados, secretários municipais, vereadores e demais presentes na reunião. “Como gestor, fico muito agradecido e contente com a participação dos advogados, de todo o meu secretariado, dos vereadores e demais presentes nesta reunião… não é tarefa fácil reunir todos vocês tão de repente, em pleno domingo… vocês deram uma demonstração do quanto vocês estão comprometidos para que Monsenhor Hipólito melhore em todos os sentidos”.

CG Notícias

Facebook
Publicidade