Municípios
AÇÃO
Semana “Saúde na Escola” é realizada em Patos do Piauí
Evento teve como tema a “Importância da Imunização”
Da Redação - 23/04/2019
Foto/ Reprodução Cidades na Net
Secretária, Edivânia Pires, a "Pretinha", participou das ações

Com o tema, a “Importância da Imunização”, o município de Patos do Piauí promoveu a semana ‘Saúde na Escola’. A ação foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde em articulação com Secretaria de Educação.

A ação, que aconteceu de 09 a 11 de abril, teve como objetivo compartilhar as informações, sensibilizar e mobilizar as equipes das escolas e das unidades de saúde, estudantes, familiares e comunidades sobre o entendimento da importância da imunização.

Durante a ação foram realizadas várias estratégias e atividades relacionadas ao tema, reforçando a articulação local entre saúde e educação, e a promoção da saúde. As atividades foram realizadas para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal.

A secretária de Saúde, Edvânia Pires, a Pretinha, informou que durante a semana, as equipes de saúde e educação trabalharam juntas para informar e desenvolver ações de prevenção à saúde. “O intuito é apresentar o que são as vacinas, para que servem e a importância delas para a saúde, e principalmente, sensibilizar a população sobre a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada”, disse.

Além de trabalhar a importância da vacinação, o evento também,  abordou outras temáticas voltadas a prevenção e promoção da saúde do público alvo.

O tema central foi ministrado pela enfermeira Sandra Reis,  que conduziu  uma palestra, em que  explicou o que são as vacinas, para que servem e sua importância, e sobre as doenças que podem ser adquiridas por falta de imunização. Na ocasião, foi realizada a atualização do cartão de vacinas.

Na oportunidade, outras palestras foram realizadas.  O odontólogo, Glauber Egito, falou sobre a saúde bucal, quando repassou orientações sobre a forma correta de escovação e de como usar o fio dental.

O fisioterapeuta, Carlos Alexandre, de forma lúdica, ministrou uma palestra sobre o tema “Mochilas escolares: como preservar sua coluna e ter uma boa postura”. Segundo ele, o objetivo é orientar e conscientizar sobre o uso correto de mochilas escolares.

A palestra foi voltada para alunos na faixa etária de 11 a 13 anos.  O profissional orientou sobre os hábitos corretos que devem seguidos pelos alunos. “A forma correta de usar a mochila deve ser não a baixo da parte torácica e sim no nível da cervical, com alças alargadas, que não atinjam a região torácica, assim como também,  não utilizar com excesso de peso, não podendo ultrapassando o limite de 10% do seu peso corporal”, explicou.

O fisioterapeuta ainda frisou que é importante que os alunos e pais saibam  quais aulas da semana para levarem apenas o material necessário, quando ainda orientou sobre a forma correta de sentar, evitando a postura de deitar sobre a cadeira. Ele ainda explanou sobre as principais complicações que o excesso de peso das mochilas podem causar na coluna.  E por fim,  repassou a necessidades de manter uma  postura correta no uso do celular, que feito de forma inadequada sobrecarrega a cervical.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade