Geral
RECOMENDAÇÃO
MP se baseou em Lei Municipal para recomendar a paralisação da obra de troca do piso da Catedral de Picos
Trabalho foi interrompido nesta quinta-feira (25)
João Paulo - 25/04/2019
Foto/ Portal O Povo
Obra foi autorizada pela maioria dos fiéis que participaram de um plebiscito

Como havia prometido, caso fosse notificado pelo Poder Judiciário, o Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz e Silva, paralisou ainda na tarde de quarta-feira (24), a obra de troca do piso da Catedral Nossa Senhora dos Remédios.

Dom Plínio atendeu a uma recomendação do Ministério Público Estadual, que através da Promotora da 1ª Promotoria de Picos, Karine Araruna Xavier, recomendou, ontem, dando um prazo de 24 horas para a medida ser cumprida, a paralisação da obra “até que sejam adotadas providências cabíveis de modo a preservar a identidade cultural da igreja”.

Para embasar a recomendação da paralisação da obra, a Promotora se baseou entre outras Leis na Lei Municipal 2866/2017, de 11 de dezembro de 2017, sancionada pelo prefeito, Padre José Walmir de Lima, que dispõe sobre o tombamento de edificações públicas e privadas, dentre elas a Igreja Nossa Senhora dos Remédios.

“Proceda à paralisação de toda e qualquer obra que estiver sendo realizada na igreja Nossa Senhora dos Remédios até que seja constatado que estas respeitam o estabelecido na lei municipal n. 2866/2017 e, que não existem riscos a originalidade da igreja”, recomendou a membro do Ministério Público Estadual.

Na decisão, Karine Araruna Xavier explicou que paralisação da obra se deve ao fato de ter chegado ao conhecimento da 1ª Promotoria a denúncia de “que estariam ocorrendo mudanças estruturais na Igreja referida, em especial seu piso, possivelmente descaracterizando-a e sem levar em conta seu valor histórico”.

Nossa reportagem não conseguir entrar em contato com o Bispo para ele comentar a decisão do Ministério Público Estadual e saber quais serão os próximos passos que serão tomados pela Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.

Fiéis autorizaram a obra

Em entrevista na última terça feira o Bispo Dom Plínio falou que a iniciativa para a troca do piso da Igreja Matriz partiu da própria sociedade ainda no ano de 2012, quando o Pároco de Nossa Senhora dos Remédios era o Padre Gregório Leal Lustosa, e teve continuidade no ano passado com o atual Pároco, Padre Francisco Pereira Borges, o Padre Chiquinho.

Ele também informou que em 2018 foi realizado um plebiscito onde o resultado apontou que maioria dos que participaram da votação foram a favor da troca do piso da Catedral de Picos.

Naquela oportunidade 1.497 paroquianos participaram do plebiscito, sendo que 1.167 votaram a favor, 300 contras e 30 não quiseram opinar sobre a mudança do liso do principal templo religioso católico do município.

Confira a Lei Municipal 2688/2017

(Foto/ Rerodução/ Cópia do Projeto de Lei)

Facebook
Publicidade