Municípios
TRADIÇÃO
XII Festa do Vaqueiro e Agricultor reúne multidão em Monsenhor Hipólito
Alvorada festiva, cavalgada, café da manhã, missa, almoço comunitário e shows fizeram parte da programação
Da Redação - 05/05/2019
Foto/ Portal O Povo
Vaqueiros e agricultoires de todas as idades pretigiaram o evento

Tradição, fé, devoção e alegria estiveram reunidas na Festa do Vaqueiro e Agricultor realizada no município de Monsenhor Hipólito neste domingo (05). Em sua 12ª edição o evento atraiu a vaqueirama de toda a Macrorregião. Uma multidão também participou das atividades da programação da tradicional festa em homenagem a essas duas categorias que muito contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do sertão nordestino.

CONFIRA IMAGENS

A XII Festa do Vaqueiro e Agricultor teve início com uma Alvorada Festiva na Praça Itamar Sérvulo Gomes, por volta das 08h0min. Com a presença de centenas de vaqueiros esse momento foi marcado por uma apresentação dos aboiadores, Gaby Vaqueira e Romário Aboiador que gastaram rimas e versos para exaltar vaqueiros, agricultores, as potencialidades de Monsenhor Hipólito e o trabalho de seus administradores. A frente da apresentação e organização do evento estiveram o secretário Municipal de Cultura, Ernandes Bezerra e a vereadora, Pecy Bezerra (PSDB). 

(Foto/ Portal O Povo/ Gaby Vaqueira e Romário Aboiador animaram a Festa do Vaqueiro)

Após a execução dos hinos nacional e do município teve início um grande cavalgada que percorreu as principais avenidas e ruas do Centro. O prefeito, Dr. Zenon Bezerra (PSB), participou cavalgando todo o trajeto em um jumento de pequeno porte. Outras autoridades acompanharam o desfile pelas ruas do município hipolitano entre elas a vice-prefeita, Josefina Policarpo (PSB), o Pároco da Paróquia de Santa Ana, Padre Expedito Antônio de Oliveira, ex-prefeito, José Ayrton Bezerra, vereadores e secretários municipais.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito, Dr. Zenor Bezerra, participou da cavalgada)

Ao término da cavalgada foi servido uma café da manhã no Salão Paroquial da Igreja de Santa Ana. Em seguida o Padre Expedito celebrou uma missa em ação de graças cheia de simbolismos relacionados aos vaqueiros e agricultores. Com quase duas horas de duração, grande parte da celebração foi apresentada em versos pelo secretário Ernandes e a vereador Pecy.

Depois da missa todos foram convidados a participar de um almoço comunitário no Centro de Convivência do Idoso (CCI). Uma multidão participou do banquete. A confraternização foi animada pelo Sanfoneiro Mão de Onça e Banda.

(Foto/ Portal O Povo/ Vaqueiros participaram da missa em ação de graça a data)

Em entrevista o prefeito, Dr. Zeno Bezerra, frisou que a Festa do Vaqueiro e Agricultor é uma forma de manter viva a tradição em torno dessas duas classes que precisam cada vez mais ser incluídas socialmente. Ele afirmou que as duas categorias são fundamentais para desenvolvimento da pecuária e da agricultura que tanto colaboraram para o desenvolvimento econômico de Monsenhor Hipólito. Dr. Zenon avaliou a importância dos vaqueiros e agricultores para o desenvolvimento da Região.

“Se não fosse os vaqueiros e os agricultores não existiria esse equilíbrio econômico. Eles são muito importantes para o nosso desenvolvimento. E com essa festa eles se sentem valorizados e com a autoestima elevada com essa festa que eles fazem e que encantam toda sociedade de Monsenhor Hipólito”, destacou.

(Foto/ Portal O Povo/ Chegadados vaqueiros na Igreja de Santa Ana)

A XII Festa do Vaqueiro e Agricultor será encerrada na noite deste domingo. Na ocasião acontece um show no Espaço de Festa, na Avenida Manoel Bezerra. A animação ficará por conta do Forró da Monarquia e Paulo de Tássio.

(Foto/ Genilson Rodrigues/ Almoço comunitário no Centro de Convivência do Idoso)

 

Facebook
Publicidade