Municípios
PARTICIPAÇÃO
Representantes da Educação de Alagoinha do Piauí participam do 1º Seminário de Avaliação do SAEB em Teresina
O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí
Da Redação - 08/05/2019
Foto/ Cidades na Net
A secretária de Educação, Anatalia Rocha, acompanhada da diretora do Departamento Pedagógico, Adriana Rocha, e da coordenadora do Ensino Fundamental, Marlene Brito

A secretária Municipal de Educação do município de Alagoinha do Piauí, Anatalia Rocha, acompanhada da diretora do Departamento Pedagógico, Adriana Rocha, e da coordenadora do Ensino Fundamental, Marlene Brito, participaram do 1º Seminário do Sistema de Avaliação da Educação Básica-SAEB.

Realizado entre os dias 06 e 07 de maio de 2019, na capital piauiense Teresina, na sede da Associação Piauiense de Municípios-APPM, reuniu representantes e profissionais da educação de todos os municípios do estado do Piauí e também da cidade de Sobral, no Ceará.

O evento foi promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí – UNDIME – PI e contou com uma palestra do Secretário Municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, que destacou os principais pontos que levaram Teresina ao posto de capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB do país e do secretário de Educação de Sobral – CE,  Herbert Lima, que abordou métodos de ensino que são desenvolvidos na cidade cearense.

Entre os palestrantes estava Giovanna Saraiva Bezerra, assessora da Semec de Teresina, que tratou sobre o uso e apropriação dos resultados das avaliações externas assim como o palestrante Hans Kelsen, consultor jurídico da Undime que ministrou palestra sobre o Saeb e Censo Escolar.

A secretária alagoinhense, Anatália Rocha, integrante da equipe de Diretores da UNDIME como coordenadora técnica, avalia o evento de forma positiva, no qual foram passadas informações muito importantes com palestras e apresentações motivacionais.

“O evento é muito bom, pois traz informações de profissionais capacitados que norteiam a gente como dirigentes para levar melhor o conhecimento e aplicar no município de Alagoinha. A educação é uma das áreas mais importantes da sociedade e precisa estar em constantes mudanças para melhor, claro. É por isso que nós enquanto dirigentes temos que participar”, explicou.

Professora Cleidimar Tavares, atual presidente da União Nacional dos Dirigente Municipais em Educação do Piauí, afirmou que o evento tem como objetivo fortalecer os trabalhos dos dirigentes nos municípios. De acordo com Cleidimar, no tocante a gestão, visa sempre emponderar os dirigentes para que possam melhorar a qualidade da educação nos municípios em que atuam.

“Agora em 2019 é ano de avaliação externa do SAEB onde teremos avaliações de alfabetização e no 5º e 9º. Então, tivemos aqui a oportunidade de participar e ouvir aqui as pessoas como professor Herbert, secretário de Educação de Sobral, no Ceará, que nos trouxe experiências que são desenvolvidas lá. Aqui tivemos a presença do secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma, que está entre as quatro melhores do Brasil, cujo o melhor IDEB é a região Nordeste. Hoje enquanto dirigentes, por meio dos nossos técnicos que estão aqui presentes, podemos perceber como podemos utilizar os resultados nessas avaliações para melhorias da qualidade da educação da nossa rede de ensino”, destaca.”, ressalta.

“Essas regionais que temos possuímos uma seleção de vários coordenadores regionais que estão qualificados para desenvolver esse trabalho e o nosso objetivo não é centralizar a UNDIME na capital Teresina e, sim descentralizar, porque temos 224 municípios e é bom que as regionais estejam presentes e mais próximas dos municípios vendo a necessidade. Nós enquanto UNDIME estaremos fortalecendo os municípios nas demandas necessárias”, acrescentou.

A presidente destacou ainda a importância dos municípios conhecerem o trabalho da entidade através do lançamento do Jornal UNDIME.

“Lançamos o Jornal UNDIME para que os municípios possam ter o conhecimento desse trabalho. Estamos participando do estande da APPM no Congresso das Cidades onde foi ofertado esse atendimento institucional com a BNCC, Conviva, Papi e ME”, disse.

Para os municípios que não estão conveniados com a UNDIME, Cleidimar recomendou que solicitem a união com a instituição tendo como finalidade o fortalecimento da educação no Estado.

Nos dois dias de evento, foram ministradas palestras, oficinas e apresentações. Houve apresentação de material de apoio pedagógico para o 5º e 9º ano, Oficinas QEdu Excelência com qualidade – Língua Portuguesa e Matemática. Dentro da metodologia das palestras, foram desempenhadas: Gestão de qualidade e melhoria do IDEB; Gestão de resultados em educação; Uso e apropriação dos resultados das avaliações externas e Censo escolar.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade