Saúde
REABERTURA
Dr. Júnior diz que Secretaria Municipal de Saúde irá ampliar os serviços oferecidos pela Policlínica
Tratamentos oftalmológicos, psiquiátricos e psicológicos, também serão disponibilizados na entidade que funcionará no prédio da UPA
Da Redação - 09/05/2019
Foto/ Picos 40º Graus
Secretário Florentino Neto participou da Audiência que discutiu a reabertura da Policlínica

Em dezembro do ano passado encerrou o contrato, de 60 meses, entre o Governo do Estado e Centro de Assistência Médica de Picos (Campi), e desde então o órgão, que é mais conhecido como Policlínica, está fechado. Mas em uma Audiência Pública realizada na Câmara de vereadores na noite desta quarta-feira (08), o Secretário de Estado da Saúde do Piauí, Florentino Neto, garantiu a reabertura em até 45 dias. Ainda de acordo com o gestor, a Policlínica funcionará no prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), no bairro Cata-vento.

Presente na Audiência Pública, o secretário municipal de Saúde de Picos, bioquímico, Júnior Santos, disse que desde a paralisação das atividades a pasta que ocupa tem buscado acelerar o processo de reabertura da Policlínica. Ele explicou que agora a gestão do órgão passará para a tutela do Município. Dr. Júnior frisou que para isso toda parte que compete a SMS, como assinatura de termo de cooperação com a SESAPI e a reforma do prédio, já foi viabilizada.

“Agora estamos aguardando Ministério [da Saúde]. Já fizemos a solicitação ao Ministério, toda parte burocrática da Secretaria de Saúde de Picos já foi feita. Então agora é aguardar o Ministério da Saúde nos autorizar a mudarmos a Policlínica para o prédio da UPA, aonde também vamos levar os nossos serviços da Clisam [Clínica de Saúde da Mulher] para dar uma atenção ainda maior para as mulheres em local com mais espaço, onde vamos estar mais aparelhados”, pontuou o secretário de Saúde, acrescentando que a Central de Regulação também irá funcionar no local.

Dr. Júnior colocou ainda que embora a gestão da Policlínica fique a cargo do município a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí fará um repasse financeiro, no valor de R$ 200 mil reais, para ajudar na gestão das ações e dos serviços que serão oferecidos pela entidade. “Serão repasses fundo a fundo para que não haja nenhum atraso nesses repasses. E que a gente possa dar a nossa contrapartida para que funcione e funcione bem porque é unidade que atende as consultas especializadas que são as que a população mais clama”, anotou.

Entre as especialidades oferecidas na Policlínica estão cardiologia, ortopedia, ginecologia, neurologia, mastologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia e reumatologia. O secretário de Saúde de Picos concluiu afirmando que os serviços serão ampliados na Policlínica a partir do momento que o gerenciamento da entidade passar para o município. “Vamos permanecer com as que existiam e a gente quer colocar também oftalmologia, nós estamos pensando em colocar um centro para atender as necessidades psicológicas tanto com psiquiatras como psicólogos porque hoje as doenças da mente estão tomando conta da sociedade pela maneira que a sociedade vive hoje e nós temos que dar uma atenção a saúde mental”.

Facebook
Publicidade