Saúde
RASTREAMENTO DO CÂNCER
Entrega de exames marca o encerramento do programa “SESC Saúde Mulher” em Picos
Secretário de Saúde, Dr Júnior Santos, comemorou o sucesso da iniciativa
João Paulo - 10/05/2019
Foto/ Portal O Povo
Dr. Júnior entrega exame a mulher atendida pela inciativa

Aconteceu na manhã desta sexta-feira (10), no Plenário da Câmara de vereadores de Picos o encerramento do programa itinerante “SESC Saúde Mulher”. Na ocasião foi realizada a entrega simbólica de parte dos cerca de 590 exames preventivos e de rastreamento de câncer realizados no caminhão equipado com mamógrafo e outros aparelhos de ponta. Os atendimentos aconteceram em frente o PAIM (Pronto Atendimento Infantil Municipal) entre os dias 25 de março e 10 de maio.

CONFIRA AS IMAGENS

Além das mulheres atendidas pelo programa, participaram da solenidade o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), o secretário municipal de Saúde, bioquímico, Júnior Santos, a coordenadora de saúde e ação social do SESC, Eliana Mendes e o presidente da Fundação Maria Carvalho Santos, Luiz Ayrton Santos. Também estiveram presentes, a Assistente Social do SESC, Maria José da Silva, a coordenadora de Saúde da Mulher, Ronilce Monteiro, a coordenadora de Atenção Básica, Ionara Holanda e o assessor técnico da Secretaria de Saúde, médio, Pascoal Gomes. Bem como médico mastologista picoense, Lívio Portela.

(Foto/ Portal O Povo/ Mesa de Honra do vento realizado na Câmara)

Na abertura do evento a Assistente Social, Maria José Silva, apresentou um resumo dos trabalhos realizados pelo programa “SESC Saúde Mulher” em Picos. “Foram 32 dias úteis onde a gente tinha 790 exames para serem realizados. Foram marcados 770 exames e contabilizamos até ontem 590 mulheres examinadas. Desse total já 230 exames já foram entregues e tem mais 144 exames de mamografia para serem entregues hoje”, resumiu, acrescentando que apenas seis exames deram algum tipo de alteração.

(Foto/ Portal O Povo/ Dezenos de mulheres compareceram para receber os exames)

O secretário de Saúde, Júnior Santos, disse que estava feliz como gestor por ter conseguido trazer para Picos uma iniciativa de caráter preventivo bastante importante para a saúde das mulheres. “Foi feito esse trabalho em regime de mutirão nessa parceria com o SESC e com a Fundação Maria Carvalho Santos. E o mais importante é que nós não estamos só detectando algum problema, mas nós vamos tratar esse problema que é o mais importante, pois aquelas senhoras que derem algum resultado positivo ou suspeito serão feitos novos exames e a biópsia para confirmar ou não a malignidade acompanhando todo tratamento terapêutico ou psicológico dessa pessoa para que o mais rápido possível tenha a cura desse mal”, pontou.

(Foto/ Portal O Povo/ Secretário de Saúde disse que mulheres com algum tipo de alteração receberão acompanhamento)

O prefeito, Padre Walmir, frisou que ficou muito alegre com os números positivos revelados nos exames feitos pelo programa “SESC Saúde Mulher”. “Graças a Deus o relatório apresentado aqui a gente fica até sem palavras. Mas o mais importante é que está acontecendo esse encerramento na semana das mães e com certeza foi um presente estendido e o mais importante ainda foi que de todas as mães atendidas graças a Deus não tivemos grandes ocorrências, só observações em alguns atendimentos”, comemorou.

(Foto/ Portal O Povo/ Padre Walmir participou da solenidade de encerramento)

Ao término da solenidade foi feita a entrega simbólica de alguns exames. “Eu achei muito importante. Eu nunca tinha feito o exame, eu sou Agente de Saúde eu oriento as pessoas a irem fazer o exame, mas eu mesmo nunca tinha feito. Aí o médico do PSF, Dr. Daniel, disse que eu tinha de fazer porque eu já tenho 62 anos. Eu fiz e achei um bom resultado. A gente tem de se cuidar enquanto é tempo, pois quando não tem mais tempo não adianta mais procurar o médico porque não tem mais solução. Temos de procurar prevenir para que não aconteça o pior”, concluiu uma das mulheres atendidas pelo programa.

(Foto/ Portal O Povo/ Umas das mulheres beneficiadas pela inciativa falou da importância da prevenção)

Facebook
Publicidade