Municípios
SAÚDE
Prefeito Agenilson inaugura nova UBS na localidade Saco da Serra em Patos do Piauí
A obra foi construída com recursos de convênio firmado entre o município, na gestão do prefeito Agenilson Dias, e o Ministério da Saúde
Da Redação - 13/05/2019
Foto/ Cidades na Net
A UBS de Saco da Serra foi denominada de Félix Raimundo da Costa

O município de Patos do Piauí segue avançando no projeto de descentralização e qualificação dos serviços de saúde pública que são prestados à população. Nesta sexta-feira, 10, mais uma etapa foi concluída, com a inauguração de mais uma Unidade Básica de Saúde, desta vez, na comunidade Saco da Serra, distante cerca de 30 km da sede.

A obra foi construída com recursos de convênio firmado entre o município, na gestão do prefeito Agenilson Dias, e o Ministério da Saúde, de mais de R$ 1,2 milhão, que previa a construção de três Unidades Básicas de Saúde em comunidades rurais.

Essa é a segunda Unidade entregue pelo Governo Municipal, fortalecendo a rede de Atenção Básica, considerada como porta de entrada do SUS. A primeira foi inaugurada em agosto de 2018, na comunidade Morro da Onça.

A UBS de Saco da Serra foi denominada de Félix Raimundo da Costa, saudoso morador da comunidade, falecido em 05 de outubro de 2010. Dois filhos do homenageado, José Félix da Costa e Jonas Félix da Costa, estiveram presentes na cerimônia e receberam do prefeito Agenilson e da primeira-dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires, a foto do pai emoldurada.

Como médico e conhecedor das necessidades da área, o gestor falou sobre os benefícios que a obra trará. “Com a inauguração dessa UBS, nós estamos aproximando os serviços da populações e qualificando o atendimento que é feito para os moradores dessa região. Ao invés de terem que se deslocar até o povoado Cajueiro ou para a cidade de Patos, terão esse atendimento aqui mesmo, e com qualidade, em local devidamente adequado, com todas as condições que os profissionais precisam.”, disse. De acordo com o prefeito, até então, o médico realizava atendimento na escola, de forma improvisada. “Não é feito como deveria, por falta de local adequado, agora, a realidade passa a ser outra.”, disse.

Além da qualificação dos serviços médicos e de enfermagem, a UBS permite à Secretaria Municipal de Saúde ampliar os serviços ofertados da Atenção Básica, com a inclusão do atendimento odontológico, a partir da instalação de um consultório odontológico. Para ter acesso a esses serviços, os moradores teriam que se deslocar até o povoado Cajueiro, distante cerca de 12 km.

A nova UBS vai atender a um grande número de pessoas que residem não somente no Saco da Serra, mas, também, nas comunidades vizinhas, Chapada, Caixa D’água, Capim, Boqueirão e Panela.

(Foto/ Cidades na Net/ Inauguração aconteceu na última sexta-feira)

O padre Fernando Amando, que tem suas origens na comunidade Capim, participou da cerimônia inaugural. Em uma breve fala que antecedeu a bênção do prédio, aparelhos e profissionais, ele parabenizou a gestão pela iniciativa. “Nós que por muitos anos sofremos por falta de atendimento médico próximo da nossa terra, e hoje temos a alegria de ter essa Unidade Básica de Saúde sendo inaugurada.”, disse.

O sacerdote fez menção ao homenageado. “É uma satisfação saber que aqueles que aqui moraram, deram sua vida por esse lugar, hoje são homenageados com essa obra. Seu Félix foi um dos primeiros moradores dessa região, inclusive, chegou junto com meu avô nessa região num tempo em que as coisas eram muito difíceis.”, complementou, considerando uma justa homenagem.

O vereador Adalberto Lopes, um dos representantes da região beneficiada e propositor da denominação da UBS, agradeceu ao prefeito Agenilson Dias por ter atendido ao seu pedido, de construir uma Unidade Básica de Saúde na região.  “Fiz esse pedido ao prefeito Agenilson, e na primeira oportunidade, ele me atendeu. Está aqui essa grande obra, que vai beneficiar a população dessa região. O sentimento é de muita alegria”, disse.

Após a cerimônia, a população foi convidada a conhecer as dependências da UBS Félix Raimundo da Costa. Também foi servido um coquetel aos presentes.

Mais UBS

Em seu pronunciamento na cerimônia inaugural, o prefeito Agenilson Dias anunciou que nos próximos meses estará entregando a terceira Unidade Básica de Saúde, desta vez, na comunidade Umbuzeiro. Anunciou, ainda, a aplicação de recursos próprios na construção de um Posto de Saúde na comunidade Bom Jardim.

Presenças

A inauguração contou com as presenças de moradores das comunidades da região beneficiada, de profissionais da Saúde e de autoridades como a primeira-dama e secretária de Saúde, Edvânia Pires, o vice-prefeito Saulino Reis, a presidente da Câmara, Zuleide Costa, os vereadores José Hélio, Antônio Rufino e Adalberto Lopes, os secretários municipais Iranildo Marques (de Finanças), Luzia Dias (de Gabinete), Talles Teixeira (de Esportes), Sílvio José (de Agricultura), Dos Santos (de Obras), dentre outros.

(Foto/ Cidades na Net/ Foi a segunda UBS inagagurada pela secretária Pretinha em nove meses)

Cidades na Net

Facebook
Publicidade