Geral
EDUCAÇÃO
Governo traça plano para alcançar alto desenvolvimento na educação e crescimento do Ideb
Wellington teve encontro para tratar do assunto com diretor do Instituto Unibanco e o secretário de Estado da Educação
Da Redação - 17/05/2019
Foto/ Jorge Henrique Basto

O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta sexta-feira (17), na residência oficial, com o diretor do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera. Na ocasião, foi apresentado o quadro da evolução do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Piauí e traç

ado um plano para otimizar os resultados positivos.

Segundo Wellington, o principal objetivo do governo é alcançar um indicador de alto desenvolvimento e, para tanto, o crescimento do Ideb é indispensável. “Na educação, temos que ampliar a escolaridade e a proficiência. Para o ensino médio, que é a principal rede do estado, acertamos um plano de trabalho para reduzir o abandono, a reprovação e fazer com que o aluno complete o ciclo educacional. É o que vai elevar o Ideb a cada ano e fazer com o que o Piauí seja referência em educação básica”, destacou o governador.

De acordo com Ricardo Henriques, além da evolução no Ideb, o Piauí tem alcançado resultados positivos nas avaliações externas, sobretudo nas disciplinas de português e matemática. “Nos anos iniciais, o estado já atingiu a meta do Ideb projetada para 2021. No ensino médio nos aproximamos muito e agora é continuar praticando para conseguir incorporar esse aumento de aprendizagem também nas provas de fim de ano. Já, as provas realizadas no Piauí em 2018 indicam melhorias nas duas disciplinas, o que deve tentar ser otimizado, junto com outro ponto importante, que é o enfrentamento ao abandono e reprovação no ensino médio”, esclareceu o diretor do Unibanco.

Para Ellen Gera, o Piauí tem avançado, simultaneamente, em inclusão e aprendizagem, uma trajetória que poucos estados têm conseguido. “A Seduc tem uma parceria forte com o Unibanco em relação ao ensino médio, com uma ação chamada Jovem de Futuro. É um circuito de gestão implementado nas escolas, onde fazemos pactuação de metas, conversamos sobre o Ideb, projetamos o que queremos para cada escola e, de posse dessa visão, fazemos um plano olhando para os pontos principais que compõem o Ideb. Diz respeito à aprovação dos nossos alunos dentro da rede e a ampliação da aprendizagem dos estudantes”, pontuou o gestor.

Lorenna Costa e Aline Medeiros/ CCOM

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