Municípios
FAÇA BONITO
Assistência Social de Alagoinha promove campanha contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Com lema “Esquecer é permitir, Lembrar é combater” a campanha foi desenvolvida nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
Da Redação - 22/05/2019
Foto/ Reprodução Cidades na Net
Grupo Espaço Conviver formado por crianças 06 à 14 anos, na sede do SCFV

A Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS, promoveu a campanha 18 de maio, data em que comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Com lema “Esquecer é permitir, Lembrar é combater” a campanha foi desenvolvida nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes”. A programação teve início nesta terça-feira 14 de maio às 18h.

Com o grupo Espaço Conviver formado por crianças 06 à 14 anos, na sede do SCFV, a assistente social, Angerli Sa, conduziu o encontro e enfatizou com dinamismo a Campanha Defenda-se, que promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível, amigável e preventiva, apropriados para meninas e meninos entre 06 e 14 anos de idade.

“Foi apresentada situações do dia a dia e como se defender dos agressores em que os meninos e meninas têm condições reais de agir preventivamente para sua autodefesa, especialmente pelo reconhecimento dos seus direitos sexuais e de estratégias que dificultam a ação dos agressores”, explicou.

Marcaram presença: a coordenadora do CRAS- Nana Sá??, Conselho Tutelar – Jocelia;  secretária municipal de Assistência Social – Maria de Lourdes; o escritor e poeta Samuel Nascimento; o representante do Programa Criança  Feliz- Alaiane Soares?; a equipe do SCFV e a coordenadora Nilda Sá juntamente com a presença de pais.

Na quarta-feira (15), à 15h, continuando as atividades com o grupo Feliz Idade, ministrado pela coordenadora do SCFV – Nilda Sá e a Orientadora social – Jocileia Carvalho, foi desenvolvido o tema com uma roda de conversa entre os integrantes e em seguida passado o vídeo o Silêncio de Lara que retrata um abuso de uma pessoa próxima intrafamíliar, extrafamiliar. Em síntese teve no encontro uma dramatização com o padrasto e uma enteada onde ela conhecia seus direitos e se defendia.

(Foto/ Reprodução Cidades na Net/ Campanha do 18 de Maio Faça Bonito de combate a exploração sexual)

Durante ocasião estavam presentes os conselheiros tutelares Gessica Ramos, Gabriel Sá, os técnicos do Cras, Angerli Sá, Nana Sá e a Secretária Maria de Lourdes.

Nesta quinta-feira, dia (16) o encontro foi com o grupo Casinha de Brinquedos com crianças de 03 à 06 anos, às 14h, A palestra foi conduzida pela orientadora social, Jocileia Carvalho e a coordenadora do SCFV – Nilda Sá, com momento dinâmico “Aprender brincando” onde foi desenvolvido o tema 18 de maio através de fantoches e vídeo recreativo.

Voltado ao tema, a Conselheira Tutelar, Daniela Sá, enfatizou muito bem com suas palavras junto ao grupo. A integrante do programa Criança Feliz se fez presente, Ducila Carvalho e equipe.

Às 18:00 horas na sede do SCFV com o grupo Semeando o Futuro com adolescentes de 14 à 17 anos, oportunidade que os jovens tiveram presentes em uma roda de conversa. Com tema: 18 de maio, foi ministrada pela coordenadora do SCFV – Nilda Sá e a orientadora social, Jocileia Carvalho, que abordaram todos os tipos de violência doméstica, abuso e psicológica. A conselheira tutelar, Daniela Sá, enfatizou os direitos que tem cada adolescente e jovem que tiver em situação parecida, recorrer aos órgãos Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social,  Polícia e através do disque 100.

A mesma enfatizou durante sua fala para que os jovens saibam usar Internet. Estava presente neste momento a coordenadora do Cras -Nana Sá, o programa Criança.

“Avalio como uma semana muito produtiva de conscientização preventiva. A secretária Maria de Lourdes, não mede esforços para acontecer ações voltadas à população”, destaca a coordenadora Nilda Sá.

(Foto/ Reprodução Cidades na Net/ Evento contou com a realização de palestras)

Cidades na Net

Facebook
Publicidade