Municípios
PROGRAMA PASSO A FRENTE
Município de Geminiano é contemplado com atendimentos da Oficina Ortopédica do CEIR
A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, fez a busca ativa e mobilização dos pacientes e disponibilizou o transporte para locomoção dos mesmos até o município
Da Redação - 23/05/2019
Foto/ Cidades na Net
Cerca de 40 pesssoas foram atendidas

O município de Geminiano foi um dos contemplados pelo Programa Passo à Frente, que promoveu, em Jaicós, nos dias 20, 21 e 22 de maio, a Oficina Ortopédica Itinerante do Centro Integrado de Reabilitação (CEIR).

A prefeitura Municipal de Geminiano, através da Secretaria de Saúde, fez a busca ativa e mobilização dos pacientes e disponibilizou o transporte para locomoção dos mesmos até o município.

As cerca de 40 pessoas da cidade de Geminiano, foram atendidas nesta quarta-feira (23). Os pacientes foram acompanhados pela fisioterapeuta Bruna da Costa e a coordenadora da Saúde, Solange Gomes.

A fisioterapeuta disse que a demanda no município é grande. “Foram, atendidas cerca de 40 pessoas. No município a demanda de pacientes para fisioterapia é muito grande e agora com essa oportunidade que o CEIR está dando de protetização, de dispositivos auxiliares, surgiram mais atendimentos e conseguimos desafogar a demanda da secretaria de Saúde” disse.

Elisângela Maria de Sousa, da localidade Agrovilla, zona rural de Geminiano, que foi atendida, falou da importância da ação. “Vou fazer a troca do meu colete, que é um pouco caro. Agradeço a Deus, porque estava precisando. Tem muitas pessoas da minha família que usam e estão precisando de coletes. Eu fui uma das pessoas contempladas e amei essa ideia de ajudar a quem precisa, é uma ação muito importante” falou.

(Foto/ Cidades na Net/ Fisioterapeuta, Bruna da Costa, frisou que a demanda de pacientes é grande)

Ela também disse que o projeto foi mandado por Deus para aqueles que precisam. “Eu acredito que esse projeto para ajudar esse povo foi Deus quem enviou. Para mim foi tudo de bom, Deus colocou a mão em Jaicós para ajudar os cadeirantes e todas as pessoas que necessitam. Agradeço muito a Deus por esse projeto”.

A oficina, que é uma ação do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), e com administração da Associação Reabilitar, organização social sem fins lucrativos que administra o CEIR, beneficiou também os municípios de Jaicós, Padre Marcos, Belém do Piauí, Itainópolis, Vera Mendes, Conceição do Canindé, Geminiano, Patos, Campo Grande e Massapê do Piauí.

Através da oficina, os pacientes atendidos são beneficiados com a produção de órteses e próteses, coletes, botas, palmilhas, sapatos para pé diabético e pé congênito, e meios auxiliares de locomoção, como cadeiras de rodas e de banho, muletas, bengalas e andadores.

Todos os equipamentos produzidos serão entregues no dia 20 de setembro, em uma solenidade de encerramento do projeto, que será realizada também no município de Jaicós.

(Foto/ Cidades na Net/ A oficina, que é uma ação do Ministério da Saúde, através da Sesapi)

Cidades na Net

Facebook
Publicidade