Polícia
CLORIDRATO 98% DE PUREZA
Cocaína pura apreendida em Picos poderia render quase 350 kg da droga na versão normal ou ainda 3,5 toneladas de crack
Polícia civil investigará quem seria o destinatário da maior apreensão de “pó” da história do município
Da Redação - 25/05/2019
Foto/ PRF
Droga saiu de Teresina com destino a Picos

O tráfico de drogas na cidade de Picos voltou a sofrer mais um baque pesado. Policiais da 4ª Delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal), conseguiram interceptar um grande carregamento de cocaína que seria entregue no município picoense. O flagrante aconteceu durante uma abordagem de rotina na BR 316 no final da tarde desta sexta-feira (24).

A droga estava escondida em um compartimento secreto no teto de um veículo de passeio. Ao todo os policiais encontraram 33 tabletes da droga, totalizando 34,28 quilogramas. O motorista, identificado como Igor Araújo Miranda, de 29 anos, informou que esse entorpecente saiu de Teresina e tinha como destino Picos.

Além da quantidade, a maior da história já apreendida no município, o que chamou a atenção nesta apreensão foi a qualidade da cocaína. De acordo com o Inspetor da PRF, Alexsandro Lima, a droga apreendida está na forma de cloridrato (pasta base), ou seja, a mais pura. Ele ressaltou que nessa versão o entorpecente chega a ter um grau de 98% de pureza.

Para se ter uma ideia da qualidade dessa cocaína apreendida em Picos, cada quilo dela, segundo o Inspetor da PRF, poderia render até 10 quilos da droga na versão normal com teor de pureza entre 5 e 40%. Como foram apreendidos 34,28 quilogramas da droga, isso significa dizer, que caso fosse misturada a droga poderia render 342,8 quilos.

(Foto/ Reprodução G1 Piauí/ A droga estava em uma fundo falso no tetot de um veículo de passeios)

O estrago seria ainda maior se o tráfico resolvesse transformar essa cocaína pura em crack. “A cada um quilo dessa composição da droga pode render [...] quase 100 quilos de crack que é a forma menos pura”, afirmou o Inspetor da 4ª Delegacia da PRF. Ou seja, os 34,28, de cloridrato, poderiam render até absurdas 3,428 toneladas de “pedra”.

A droga aprendida, conforme a PRF, está avaliada em cerca de R$ 1.740.000,00(um milhão e setecentos e quarenta mil reais).

Depois do flagrante o condutor do veículo foi encaminha a Central de Flagrantes para os procedimentos cabíveis. Agora caberá a polícia civil investigar e descobrir quem seria o destinatário da cocaína pura. Em outras oportunidades os policiais civis já conseguiram chegar aos verdadeiros donos das drogas apreendidas com “mulas do tráfico”.

Maior apreensão da história de Picos

Essa foi a maior apreensão de cocaína já realizada na cidade de Picos. O recorde anterior também pertencia aos policiais da 4ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal. No dia 24 de abril do ano passado eles conseguiram, com a ajuda de um cão farejador, apreender 31 quilos de cocaína, sendo 15,3 quilos na forma de “pó” e 15,7 quilos na forma de crack. A droga estava sendo transportada por dois passageiros em um ônibus da empresa Gontijo que fazia a linha São Paulo/ Fortaleza.

Facebook
Publicidade