Polícia
FRANCISCO SANTOS
PRF encontra depósito de cigarros contrabandeados ao buscar por caminhão desaparecido na Região de Picos
Três pessoas acabaram presas e cinco armas, 90 munições e dois veículos foram apreendidos
Da Redação - 27/05/2019
Foto/ PRF
Um dia antes um dos presos havia sido conduzido a delegacia com R$ 82 mil reais

"Foi uma feliz coincidência". Assim o policial rodoviário Federal da 4ª Delegacia da PRF de Picos, Fábio Ramalho, classificou a aprenção de um grande carregamento de cigarro contrabandeado ocorrida na tarde desta segunda-feira (27), na zona rual de Francisco Santos. Três pessoas foram presas.

Ramalho explicou que os policiais chegaram ao depósito clandestino ao averiguarem o sumiço de um caminhão entre a cidade de Picos e o município de Campo Grande do Piauí. O chamado havia sido feito uma empresa de rastreamento de caminhões. Existia inclusive a informação que o motorista teria acionado o botão de pânico.  

"De imediato acionamos as equipes de Alegre [do Piauí] e de Picos e fomos fechar o cerco e tentar localizar esse veículo que provavelmente teria sumido. Empreendemos diligências ali na Região e próximo a entrada de Francisco Santos entramos em uma estrada vicinal, que a gente percebeu que poderia entrar um caminhão e inclusive tinha marcas de pneus de caminhão, e quando adentramos dois quilômetros nessa estrada encontramos uma casa do lado direito com duas caminhonetes estacionadas e quando nós diminuimos a velocidade o pessoal que estava na residência observou que era a polícia aí eles começaram a correr para mata", relatou o Policial Rodoviário Federal.

Nesse momento os policiais perceberam que havia algo errado e decidiram parar para fazer a abordagem. Durante o cerco três pessoas foram presas e duas conseguiram fugir adentrando na mata. Diante da situação, Fábio Ramalho, percebeu que essa ocorrência não tinha relação com o desaparecimento do caminhão.

(Foto/ PRF/ Armas encontradas no depósito de cigarros contrabandeados)

"Lá no local era um depósito clandestino de cigarros contrabandeados e havia uma quantidade muito grande de cigarro contrabandeado. E ao verificar ainda no interior da residência nós encontramos cinco armas inclusive tem arma com a numeração raspada, 90 munições, quatro celulares, uma grande quantidade de cheques e de dinheiros o que configura a movimentação financeira deles e o envolvimento com esse cigarro", relatou.

Também chamou a atenção nessa ocorrência o fato de um dos presos ser um homem de 31 anos que foi apreendido, neste domingo (26), na BR 316 trafegando em Van transportando a quantia de  R$ 82.300,00 (oitenta e dois mil e trezentos reais). Fábio Ramalho explicou que ele havia sido encaminhado a Central de Flagranbtes para prestar esclarecimento a respeito da origem do dinheiro. Como não soube explicar a quantia foi apreendida e ele acabou liberado, haja vista que o veículo que trafegava não apresentava nenhuma restrição.

"E ainda tem mais outra situação [nessa ocorrência]. Um dos veículos que nós encontramnos lá no local ele já tinha sido autuado aqui em Picos semana passada pelo condutor apresentar documento falso do veículo. E o veículo continuou circulando porque não tinha nenhuma restrição que impedisse a circulação. Ele estava com a documentação toda em dia, todos os débitos pagos. Ele simplesmente usou um documento falso porque não tinha nenhum documento para portar", pontuou o PRF.

Em relação ao caminhão sumido entre Picos e Campo Grande, Fábio Ramalho explicou que posteriormente entrou em contato com a empresa de rastreamento que informou que havia sido um engano. "O veículo tinha perdido o sinal porque o local era de dificil acesso. Geralmente quando os caminhões transitam em um trecho que não tem muita cobertura eles falham o sinal e por engano disse que [o caminhoneiro] tinha acionado o botão de alerta o que não se confirmou. Então foi uma feliz coincidência essa apreensão nossa de hoje", encerrou.

(Foto/ PRF/ Uma das armas tinha a numeração raspada)

Facebook
Publicidade