Geral
INFRAESTRUTURA
Padre Walmir media reunião entre empresários do bairro Bomba e representantes do DNIT para discutir a realização da obra de drenagem na BR 316
Comerciantes pedem que obra seja feita de forma acelerada para não prejudicar o comércio como aconteceu na primeira etapa na zona Leste de Picos
João Paulo - 29/05/2019
Foto/ Portal O Povo

Na manhã desta quarta-feira (29), o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), mediou um encontro entre representantes do DINT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), e proprietários de estabelecimentos comerciais localizados nas margens da BR 316, no bairro Bomba.

A reunião, que aconteceu no Palácio Coelho Rodrigues, teve o objetivo das partes debaterem e acordarem alguns pontos a respeito da realização da obra de drenagem nas vias latearias nesse trecho da rodovia federal.

A inciativa partiu do Padre Walmir que cobrou junto ao DNIT celeridade na realização dessa obra para evitar transtornos como os ocorridos na primeira etapa quando escavações ficaram abertas atrapalhando bastante a vida dos moradores de bairros como Junco, DNER e Catavento.

O prefeito disse que uma das medidas acordadas com o DNIT foi que a obra no bairro Bomba só terá início após a contratação de uma empresa para fazer a cobertura asfáltica no obra de drenagem realizada nos bairros da zona Leste de Picos.

“E segundo é que chegando ali na Bomba imediatamente quando se abrir os buracos logo fechar para não acontecer como aconteceu no Junco e demorar tanto [...] a gente pediu para que se abrir [um buraco] e em poucos metros fechar”, explicou.

Presente na reunião o Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte no Piauí, Ribamar Bastos, frisou que a primeira etapa da obra de drenagem já foi concluída, mas a de pavimentação não, devido a empresa responsável, a Múltipla Engenharia, não ter prorrogado o contrato.

(Foto/ Portal O Povo/ Padre Walmir foi o responsável por convocar a reunião)

“Nós estamos estudando duas possibilidades, uma é fazer um aditivo ao contrato que a gente tem de crema na BR 316, de Teresina até Marcolândia, e colocar essas laterais nesse contrato, estamos inclusive estudando a possibilidade jurídica disso, e o outro seria fazer a licitação que a gente já está trabalhando nessa licitação da pavimentação que vai levar uns 60 dias para concluir”, colocou.

No que diz respeito a obra de drenagem na BR 316 no bairro Bomba, Ribamar Bastos prevê que os serviços terminem até o final do mês de setembro.

“Nós vamos entrar no trecho do bairro Bomba onde inclusive o comércio é mais forte no ponto de visto até físico, as lojas são muito próximas uma da outra e com o movimento muito grande, então nós vamos combinar com a empresa a estratégia de causar o menor transtorno possível nessa fase da obra [...] onde vai ter o cuidado especial e o comprometimento da empresa junto ao DNIT é de que ao avançar com as escavações em um trecho curto se recupere logo a pavimentação asfáltica”, salientou Ribamar Bastos.

(Foto/ Portal O Povo/ Superintendente do DNIT disse que obra ficará pronta até o final de setembro)

Presente na reunião, o empresário, José Ferreira Dantas, proprietário das lojas Dantas Pneus, nos bairros Bomba e Catavento, sentiu na pele os transtornos causados pela demora na conclusão da primeira etapa da obra de drenagem na BR 316.

“Fiquei uns 22 sem poder trabalhar”, recordou, acrescentando que a obra no bairro Bomba não poderá ser executada com a mesma lentidão com que foi realizada no trecho entre os bairros Paraibinha e Bomba.

“O DNIT tem que ter uma forma de trabalho diferente abrindo a vala, fazer a curar que tem de fazer, mas tem de fechar [a vala] porque nós não podemos ficar dessa forma como a minha loja do Catavento ficou onde teve dia de apurar R$  200 reais”, concluiu o empresário.

(Foto/ Portal O Povo/ Proprietário de um comércio no Bomba, empresário teme que transtornos enfrentados no Catavento se repitam)  

Facebook
Publicidade