Municípios
CAPACITAÇÃO
Prefeitura de Alagoinha do Piauí promove Curso Instalador de Energia Solar
A realização do curso teve apoio do prefeito Jorismar Rocha e do secretário de Administração, Flávio Rocha
Da Redação - 02/06/2019
Foto/ Reprodução Cidades na Net

Entre os dias 27 e 29 de maio, no Fórum de Alagoinha do Piauí, foi ministrado o Curso Instalador de Energia Solar promovido pelo Governo Municipal em parceira com a DEJ Consutoria e Capacitação. A realização do curso teve apoio do prefeito Jorismar Rocha e do secretário de Administração, Flávio Rocha.

Além de promover conhecimento, o curso desenvolveu também a ação social que foi a arrecadação de dois quilos de alimentos não perecíveis para efetuar a inscrição, no qual serão distribuídos para famílias carentes do município alagoinhense.

Ministrado pelo consultor, Leandro Duarte, da DEJ Consultoria e Capacitação, o curso reuniu cerca de 50 alunos entre homens e mulheres tendo como objetivo instruir, capacitar e qualificar para o sistema de instalação e manutenção de energia solar tendo em vista ingressar no mercado de trabalho. De acordo como o professor, o estado do Piauí é o quinto maior produtor de energias renováveis no Brasil e tem um parque com aproximadamente 570 ha em área, equivalente a 700 campos de futebol.

“Dentro do Piauí essa mão de obra hoje ainda é muito carente e é importante trazer esse cursos para o mercado de trabalho.  Estive em São João do Piauí onde está em fase de execução do parque de energia solar e, calcula-se que cerca de 250 pessoas serão contratadas pelo Sistema Nacional de Emprego da cidade (SINE)”, apontou.

“Tivemos aqui também um trabalho social onde cada aluno que se inscreveu trouxe dois quilos de alimentos que serão doados para famílias carentes do município e aproximadamente 50 alunos foram certificados “, ressaltou.

Leandro destacou também que empresa DEJ Consultoria e Capacitação já ministrou cursos em Alagoinha voltados para operação de máquinas pesadas como trator retroescavadeira, motoniveladora e auxiliar de parques eólicos.

(Foto/ Reprodução Cidades na Net/ Alunos na aula prática)

“O prefeito Jorismar tem abraçado essa causa de desenvolvimento para o município promovendo capacitações e qualificação para comunidade de Alagoinha do Piauí […] Jorismar Rocha, prefeito de Alagoinha, juntamente com sua equipe está de parabéns porque estão dando a ferramenta para que as pessoas se capacitem para o mercado de trabalho”, parabenizou o consultor da DEJ Consultoria.

Dentre os 50 participantes, estava o aluno, Gildete, que falou das expectativas que o curso ofereceu durante os três dias.

“É um curso muito importante, principalmente para nossa região que está sendo implantada a energia solar e tivemos a orientação por um professor muito capacitado. Tudo que vimos aqui servirá de aprendizagem para nós alunos”, ressaltou o aluno.

O prefeito Jorismar Rocha em entrevista ao Cidades Na Net, ressaltou que a iniciativa de trazer o curso para o município é exatamente oferecer oportunidades de capacitação e assim facilitar o ingresso no mercado de trabalho.

“Temos sempre olhado para as questões relacionadas ao mercado de trabalho e por isso que nós da administração com apoio do secretário Flávio Rocha decidimos mais uma vez trazermos a DEJ Consultoria para ministrar esse curso Instalador de Energia Solar porque esse ramo hoje cresce no Piauí e certamente trará mais oportunidades”, destacou Jorismar Rocha.

O secretário de Administração do município, Flávio Rocha, destacou sobre a importância do projeto.

“Um curso como esse é importante porque o setor de energia solar cresce de forma acelerada em todo o Piauí e na nossa região também já tem projetos. Com esse curso vai facilitar muito para os alunos que dele participaram, pois vão sair daqui certificados, com conhecimento e maiores oportunidades de ingressar no mercado de trabalho do segmento energia solar”,  destacou o secretário de Administração de Alagoinha do Piauí.

(Foto/ Reprodução Cidades na Net/ Alunos que concluíram o curso)

Cidades na Net

Facebook
Publicidade