Geral
SEMANA DE MENIO AMBIENTE
Palestra Magna da Semana de Meio Ambiente discutiu sustentabilidade
Evento faz parte da Semana de Meio Ambiente
Da Redação - 05/06/2019
CCOM/ Batista Pereira
Prefeito,m padre Walmir, participou do evento

Oficialmente aberta no último domingo, 2 com a realização do V Passeio Ciclístico Ambiental, tem prosseguimento hoje, 4, e amanhã, 5/06 a Semana de Meio Ambiente promovida pela Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semam.

Nesta terça-feira (04) o auditório do Piauí Shopping Center foi o palco das importantes discussões envolvendo a questão ambiental, que este ano traz o tema “Educação Ambiental e Sustentabilidade”. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da conservação do meio ambiente e o uso dos recursos naturais.

Na solenidade, que teve início às 09:30h, esteve presente o Prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima, vereadores, secretários municipais, coordenadores, professores e estudantes acadêmicos e representantes de entidades parceiras do evento.

Na oportunidade, o prefeito padre Walmir Lima, disse que “é preciso compreender que para cuidar do meio ambiente é necessário trabalhar a educação ambiental nas escolas para essas crianças, no futuro possam desenvolver a defesa da natureza de forma consciente, para o futuros das novas gerações que virão”, explicou o gestor.

O Pe. Walmir destacou ainda que “em Picos temos uma geografia que dificulta a preservação das espécies, pois a cidade se localiza entre morros e um rio, mas isso não pode abater e nem desanimar a gente nessa luta diária. Temos que ser persistentes nessa luta para que avancemos cada vez mais na preservação ambiental em nosso município”, disse.

Na programação da manhã de hoje, às 10:30h teve a Palestra Magna proferida pelo engenheiro agrônomo Victor Flores, natural de Campo Formoso – BA, graduando em Bacharelado em Agronomia no Instituto Federal Sertão PE, Diretor de Projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina – PE, membro da Red Iberoamericana de Medio Ambiente (México), membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente – GRIMA, Membro Titular do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Petrolina – COMDEMA, Sócio-Fundador da Caatingativa Soluções Sustentáveis.

Victor Flores em sua palestra falou sobre o meio ambiente e sustentabilidade, onde explicou que o mundo hoje está passando por problemas ambientais muito complicados e só podemos combater isso com a união de todos.

“A nossa geração é a que está sofrendo coma as mudanças climáticas, por exemplo hoje temos crises hidrológicas e períodos de seca muito grandes, somados a problemas ambientais urbanos, e na nossa palestra abordamos temas relacionados a como ter uma cidade mais sustentável, atitudes que podem levar as pessoas a contribuir com o desenvolvimentos sustentável da cidade, mas de forma geral e o que é que pode ser feito no engajamento com união e por eu passo sempre digo que nada pode ser feito de forma isolada. E a gente só consegue isso desenvolvendo uma política ambiental forte, embasada e fazendo parcerias”, disse Victor Flores.

Após a palestra, abriu-se um espaço de diálogo com os participantes do evento onde a plateia pôde questionar sobre os temas relacionados, onde o palestrante respondeu as questões feitas.

A Semana Municipal de Meio Ambiente tem prosseguimento na tarde de hoje, com mais palestras e discussões à cerca dos temas propostos. Confira na programação:

04/06/2019
14 h – Palestra
Tema: Comissões de Meio Ambiente e qualidade de vida na Escola
Palestrante: Advogado e Mestrando Júlio César de Moura Luz
15 h – Discussões
15h10mim – Intervalo
15h30mim – Palestra
Tema: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS
Palestrante: Administrador e Mestrando José Janielson da Silva Sousa
16h30mim – Discussões
17h – Encerramento

?   05/06/2019
8 h – Mesa Redonda
Tema: Os desafios da Aplicabilidade da Educação Ambiental nos dias atuais
Palestrantes:
– Prof. Mcs. Eliomar Nogueira – AEAMP
– Prof. Dr. Gardner de Andrade Arrais – UFPI
– Profa. Dra. Juliana do Nascimento Bendine – UFPI
9h50mim – Discussões
10h – Intervalo
10h30min – Palestra
Tema: Horta em ambientes urbanos como alternativa para se produzir e consumir alimentos saudáveis
Palestrante: Profa. Mcs. Milena Almeida Vaz – UESPI
11h30mim – Discussões
11h40mim – Entrega da Premiação dos Concursos de Reportagens Especiais e Fotografia
12h – Encerramento com apresentação cultural: voz e violão

CCOM/ Batista Pereira

Facebook
Publicidade