Municípios
ASSISTÊNCIA SOCIAL
I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada com sucesso em Monsenhor Hipólito
A mesma teve como tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”
Da Redação - 05/06/2019
Foto/ CG Notícias
Todos os participantes ganharam certificado

Na tarde desta quinta-feira, 30, a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, através da Secretaria Municipal de Assistência Social juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), realizou a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Com tema “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, o evento foi realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), e teve por objetivo proporcionar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas e dos espaços de participação, bem como a forma com está sendo realizada a gestão da Política de Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa no município.

Fazendo a abertura, a Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social Ângela de Maria Bezerra, que na ocasião representou a Secretária Eneide Bezerra, deu as boas-vindas aos participantes.  “Boa tarde, é com grande satisfação que nos reunimos nesta tarde para juntos discutimos sobre essa camada social tão importante para nosso município que são os nossos idosos. Hoje marcamos a nossa primeira Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, com o tema os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas, perfazendo assim a relevância de buscar caminhos que intensifiquem os direitos de cada idoso. É com muita satisfação, em nome do nosso Prefeito e da Secretária de Assistência Social, que recebemos cada um de você aqui nesta tarde, que será muito especial”.

Em seguida foi feita a composição da Mesa de Honra, que foi composta pelos  secretários (as) Municipai Ernandes Bezerra (Cultura), Jocibel Belchior (Agricultura), Gardênia Bezerra (Educação) e Santynha Bezerra (Chefe de Gabinete); o vereador Fabio Bezerra Alves (Presidente da Câmara Municipal); Divanilda Bezerra, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa; Djenai Bezerra, Coordenadora do CRAS; Janaína Sousa, representante a equipe do CREAS; Géssyca Rayla, Supervisora do Programa Criança Feliz; Marizete Bezerra, diretora da U.E. Padre Cícero Romão Batista; Elizete Alves, Coordenadora do PELC; Maria Josefa de Sá, Presidente do Conselho Tutelar; Professor Dênis Costa; e o casal de idosos Antônio e Madalena, representantes dos demais idosos.

Após a composição da mesa e execução do Hino de Monsenhor Hipólito, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Divanilda Bezerra disse que esse evento é um marco na história do município.  “Boa tarde, sejam todos e todas bem-vindos a nossa I Conferencia Municipal dos Diretos da pessoa Idosa. Hoje, Monsenhor Hipólito está de parabéns, pois realiza a sua primeira conferência dos direitos da pessoa idosa, um marco na nossa cidade, um marco na vida do idoso hipolitano, pois este é um momento de discussão, avaliação e reflexão a cerca das questões atinentes ao idoso”.

Durante o seu pronunciamento, a Divanilda apresentou os integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. “Gostaria de apresentar e cumprimentar os nobres e futuros parceiros incansáveis na luta pelos direitos do idoso, são ele: Gernia, Lucia, Madalena, Maria Anália, Margarida, Nildete, Zulândia Ocila, Elaine, Leobina Bezerra e Francisco Ribeiro”.

Divanilda continuou enfatizando que “além da quantidade de anos, nós devemos nos preocupar com a qualidade adicionada a esses anos. E isso só é possível através da discussão e proposição de políticas públicas voltadas a Idoso,  levando em consideração quais as suas necessidades, as suas prioridades, as suas preferências e os desafios que todos nós temos que enfrentar para que o Idoso tenha uma longevidade de qualidade e de dignidade. Então é baseada nessas reflexões que eu convido e desejo a todos uma tarde bastante produtiva ao discutir e propor melhorias e alternativas voltadas para a Política de Atendimento e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa”.

O Professor de Capoterapia, Dênis Costa, Diretor Estadual de Capoterapia no Piauí e vice-presidente dos Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa na cidade de Picos, também fez uso da palavra. “Sou o professor Dênis Costa. Primeiramente, gostaria de parabenizar todos os idosos que compareceram nessa tarde, assim como os conselheiros e autoridades. Como o tema da conferencia já diz, os desafios de envelhecer no século XXI são muito complicados nos dias atuais, a população de fato está envelhecendo, nós estamos vivendo mais tempo. De acordo com pesquisa em 2025, 25% da população será idosa, e será se estamos realmente de fato preparados para essa realidade? É justamente isso que vamos discutir nessa conferência”.

(Foto/ CG Notícias/ Conferência acontecceu no CCI)

O Secretario de Cultura Ernandes Bezerra, em nome dos demais gestores municipais disse que a população está envelhecendo e que isso não é ruim, mas pontuou que é preciso dar mais qualidade de vida aos idosos . “Quero falar em nome da gestão do prefeito Zenon, que esse evento que é de grande importância sim, pois fala dos direitos e das conquistas voltadas aos idosos. Nas falas anteriores foi pontuado que a população está envelhecendo e isso não é ruim, isso é bom, é sinal de que as pessoas estão vivendo mais, então, o que a gente precisa é dar qualidade de vida, os idosos precisam sim envelhecer, mas com qualidade de vida, com condições dignas, com espaço de lazer, e de participação. Que eles sejam inseridos na sociedade, que não sejam esquecidos. Assim como outros grupos, que os idosos tenham seu espaço de participação. Enquanto Secretaria de Cultura, estamos abertos aos idosos. Desejo uma ótima e produtiva conferencia a todos”.

A professora Marizete Bezerra, diretora da U.E. Padre Cícero Romão Batista, em nome da Educação, parabenizou a equipe da Social pela realização do evento.  “Boa tarde a todos, queria agradecer ao convite e dizer somos parceiros, pois a Educação é um grande aliado da Assistência Social. Quero parabenizar toda a equipe da social, pois quem ganha com tudo isso são os idosos do nosso município… Pela primeira vez eu vejo os idosos tendo a oportunidade de estar buscando mais oportunidades e mais qualidade de vida”.

Dando continuidade a programação, a Assessora Técnica da SMAS Ângela de Maria Bezerra apresentou a sociedade civil, idosos e autoridades presentes os eixos temáticos abordados no evento.

A Conferência foi dividida em quatro eixos temáticos: 1 – Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas – Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; 2 – Educação: assegurando direitos e emancipação humana; 3  – Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; 4- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Realizada a apresentação, os participantes foram divididos em quatro grupos de debate para a criação de propostas em cima dos eixos temáticos.

Após as discussões, cada grupo expôs suas propostas. As propostas aprovadas no encontro municipal serão levados para a Conferência Estadual do Idoso.

Em seguida, foi realizada a escolha dos delegados que irão representar o município na Conferência Estadual do Idoso: Maria La Salete Lima Bezerra (Titular) e Willian de Sousa Santos (Suplente), representantes de Organizações Governamentais; e Maria de Fátima Neta (Titular) e Maria Lúcia Hipólito de Sousa (Suplente), representantes de Organizações Não Governamentais.

O evento foi encerrado de forma descontraída com uma demonstração de Capoterapia com o professor Dênis Costa.

Ainda foi realizada a entrega de certificados e servido lanche e bolo para todos os participantes.

(Foto/ CG Notícias/ Rodas de conversa fizeram parte da programação)

CG Notícias

Facebook
Publicidade