Municípios
EXERCÍCIO FINANCEIRO 2015
Câmara de Patos do Piauí aprova prestação de contas do prefeito Agenilson Dias
Na mesma sessão, foi apresentado, o Projeto de Lei, dispõe sobre a criação da procuradoria jurídica do município
Da Redação - 05/06/2019
Foto/ Cidades na Net

Em sessão ordinária, realizada no último, 25, presidida pela vereadora, Zuleide Costa, a Câmara Municipal, votou as prestações de contas de gestão e governo da  Prefeitura Municipal de Patos do Piauí referente ao exercício financeiro de 2015, do prefeito Agenilson Dias.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), aprovou as contas com ressalvas. Retornando à Câmara de Patos, o processo foi analisado pela Comissão de Finanças e Orçamento Público.

O relator da Comissão, vereador Wilson Vieira, emitiu Parecer desfavorável, opinando pela reprovação das contas da Prefeitura Municipal, em discordância com o Parecer Prévio do TCE-PI. O relator alegou que não foi sanado os itens apontados, dentre elas, atraso de três do envio do PPA.

Na casa, o Plenário aprovou a prestação de contas de governo e gestão, por 5 votos contrários e 4 contrários, tendo votado contra a bancada da oposição e a favor a bancada da situação que acompanhou o parecer do Tribunal de Contas do Estado  do Piauí.

Na mesma sessão, foi apresentado, o Projeto de Lei, dispõe sobre a criação da procuradoria jurídica do município de Patos do Piauí.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna. O vereador José Hélio, o Helim, foi breve. Ele informou que os trabalhos de recuperação das estradas foram iniciadas, e comentou que dará andamento no seu trabalho em prol do município, votando os  projetos que for em beneficio de Patos.

Luiz Evaristo, o Luizinho, iniciou parabenizado os trabalhos de recuperação que já foram feitos nas estradas vicinais do município. E voltou a cobrar providências sobre a construção de casas próximo ao açude do povoado Cajueiro. “Quero saber se não vai ser tomado providências pelo Poder Executivo? porque vejo que aquelas pessoas que estão invadido, as proximidades do açude, não tem necessidade de fazer daquela forma. Vejo que o poder Executivo está fechando os olhos nessa parte e peço que providências sejam tomadas”, disse.

O vereador Antônio Rufino, o Tonhão,  parabenizou a gestão pelo início da recuperação das estradas, frisando o trabalho feito nas estradas, citando, como exemplo, os serviços feitos na estrada da Maria Preta.

Francisco Oseas, iniciou abordando sobre as discussões na Casa. “As discussões na Câmara  têm que ter, mas de forma criativa. Devemos tentar ajudar a administração e não atrapalhar, somos sabedores das dificuldades que se encontram no País, estados, municípios, enfim, tem certas coisas comentadas aqui, que não contribui em nada”, disse.

O vereador ainda falou sobre seu atraso na sessão passada, comentada na tribuna por outros parlamentares. “Tive um atraso, avisei a presidenta, mas, não pedi pra esperar e teve reclamações. Temos  dois vereadores exemplo, Wilson, que no meu conhecimento não tem falta na Casa, parabenizo a você,  mas não dá o direito de reclamar,  e temos  Luzinho, que reclamou, e que é o com maior número  de falta  em sessões, então quero dizer para vocês que respeito cada um, mas  somos colegas  de serviço, não temos patrão, e não estamos aqui para estar ouvindo reclamações ou esporro de ninguém,  então acho que deveriam terem mais cautela  porque tem coisas que dá para resolver no diálogo e tomar atitudes sem pensar gera consequências”, disse.

Ele ainda agradeceu a presença de todos na sessão e parabenizou os funcionários da Casa pelo trabalhado realizado, e  finalizou frisando que é importante cobrar e, também, parabenizar quando é feito.

Wilson Vieira, iniciou dizendo que não está na Casa  para julgar pessoas e sim julgar o que está correto. Em seguida cobrou um reator para acender as lâmpadas dos postes. “Quase presenciei um acidente,  quando a pessoa subiu no poste para acender as lâmpadas e o fogo tomou conta  do poste. Então tem que resolver o problema, antes que cause uma tragédia”, reivindicou.

Ele ainda cobrou  a ampliação do cemitério e o conserto do poço da Lagoa do Mel,  que segundo o parlamentar está quebrado desde  janeiro.  O vereador  agradeceu o elogio do colega e disse que  é  uma questão pessoal, de sempre se programar para  não faltar a sessão,  ao não ser que seja um caso excepcional que não permita.

O parlamentar ainda citou sobre a quebra de regimento. Ele também falou que teve seu parecer contestado. “Cumpro meu trabalho designado na Casa, que é para apreciar, questionar e reprovar, minha opinião sempre vou emitir, por isso, acho que não devemos ser questionados, porque estamos aqui para representar o povo e cada um tem sua opinião, e agente não deve levantar a voz e sim melhorar os argumentos”, disse Wilson que deixou seus votos de pesar as famílias de Zé Matias e Francisco Santos e parabenizou  os trabalhadores rurais pelo seu dia.

O vereador, Adalberto Lopes, também foi breve. “Queria inicialmente parabenizar o prefeito pelos serviços de recuperação e roço das estradas vicinais, e pela UBS que entregou no Saco da Serra,  e dizer que apesar da crise financeira que assola o País percebemos o esforço e a vontade do gestor em trabalhar. Os projetos votados na Casa se  tornam lei, por isso, somos um conjunto de vereadores que rege juntamente com o prefeito, o destino do município e devemos procurar da melhor forma auxiliar o gestor  a governar  um Patos para todos” afirmou ele que, também, deixou suas condolências aos familiares que perderam seus entes.

Luzitania dos Reis, também,  cobrou que a situação do cemitério seja resolvida, reivindicou sobre coleta de lixo da cidade, e pediu ao prefeito, a recuperação da ambulância S10, para servir a população do povoado Cajueiro.  A parlamentar ainda cobrou  mais  ventiladores para enfermaria da UBS, e agilidade na recuperação de  um determinado trecho das estradas vicinais.

A vereadora comentou sobre as receitas do Fundeb apresentadas na audiência pública e lamentou as mortes ocorridas no município, deixando seu voto de pesar as famílias.

Zuleide Costa, presidenta da mesa diretora da Casa, iniciou respondendo assuntos da sessão passada, em relação ao atraso no início para começar. “O vereador Chico Oseas, avisou que ia atrasar e resolvi esperar por ele, e peço desculpa pela minha falha de não comunicar na tribuna que estava aguardando o mesmo,  sou humilde e assumo meus erros, mas, em momento algum isso foi mantido em segredo e nem vereador algum veio me perguntar porque da demora pra iniciar a sessão, não custa perguntar, e não vejo  as coisas da forma que foi colocado aqui”, esclareceu.

A vereadora ainda repercutiu sobre o Regimento Interno da Casa. “Sobre o Regimento  cobrado na sessão passada pelo vereador Luizinho, é obrigação e responsabilidade  do parlamentar  ter e conhecer o documento,  e quem tiver interesse pode pedir uma cópia direto a secretária da Câmara ”, explicou ela, que ainda disse que todos  falam, e quase todos quebram o Regimento Interno da Câmara.

Zuleide parabenizou os profissionais de saúde pela nota do PMAQ. E em outro momento,  frisou que é humilde e sabe reconhecer seus erros e está sempre apta ao diálogo. Por fim, a parlamentar parabenizou o prefeito pelos serviços de recuperação e roço das estradas. 

Além dos vereadores e a população em geral, participaram da sessão, o  prefeito Agenilson Teixeira Dias, o vice-prefeito Saulino Coelho dos Reis, secretário de Finanças,  Iranildo Carvalho e o ex-vereador, Chico de João Grande.

Cidades na Net

Facebook
Publicidade