Geral
SOLIDARIEDADE
14ª Caminhada da Paz marca o Dia de Pentecostes na cidade de Picos
Multidão participou do evento que teve este ano teve início na Avenida Beira Rio
João Paulo - 09/06/2019
Foto/ Portal O Povo
Gesto concreto consiste no término da Casa de Passagem

Na data que se celebra a criação da igreja, milhares de pessoas foram as ruas de Picos participar da 14ª Caminhada da Solidariedade e da Paz. E assim como aconteceu com os apóstolos no Dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu sobre os caminheiros que participaram com muita empolgação do tradicional evento realizado na manhã deste domingo (09). O encerramento aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, onde foi celebrada uma missa.

CONFIRA IMAGENS

O Bispo Diocesano de Picos, Dom Plínio José da Luz e Silva, classificou como uma experiência muito valiosa participar da 14ª edição da Caminhada da Solidariedade e da Paz, justamente no dia que é celebrado o primeiro passo rumo a criação da igreja católica. Para ele, não podia ser melhor, no dia de Pentecostes, a igreja picoense se manifestar com a união em torno de um evento que tem a solidariedade como o seu principal propósito. Dom Plínio frisou ainda que esse amor com os mais necessitados é o que move os princípios do cristianismo.

“Portanto essa Caminhada caiu no dia certo e no momento certo. Com a força do Espírito Santos nós podemos renovar cada vez mais revigorar a nossa caminhada e a nossa união”, destacou Dom Plínio, acrescentando que mais uma vez a participação da comunidade católica atendeu as expectativas da organização da 14ª Caminhada da Paz.

Coordenador do evento e pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria em Francisco Santos, Padre Marcos Roberto, destacou que, tendo em vista a grande participação das pessoas, a Caminhada atingiu o seu objetivo. Ele lembrou que esse foi o 14ª passo que a igreja católica deu em Picos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária voltada para a solidariedade e a paz.  Padre Marcos salientou que embora o evento encerre hoje a motivação para promoção da paz permanece durante toda a vida.

(Foto/ Portal O Povo/ Da Beira Rio os caminheiros seguiram para o bairro Passagem das Pedras)

“Esse foi o 14º passo que a gente deu na direção de uma sociedade mais justa, mais igualitária voltada para a solidariedade e para a paz. E é com o coração cheio de alegria pela presença de todos das paróquias, das comunidades de Picos como um todo, que a gente espera que de fato essa caminhada possa produzir muitos frutos principalmente de humanidade nas pessoas e também de solidariedade. A presença de crianças, idosos e jovens demonstra o espírito de Deus que age em todos e faz com que a igreja se renove e caminhe sempre unida”, colocou o coordenador.

Se dizendo cheio de alegria por coordenar a 14ª Caminhada da Solidariedade e da Paz, o Padre Marcos, ressaltou que a missão foi cumprida e que ele se sente muito bem em poder ter contribuído com a Diocese. O vigário encerrou falando que a expectativa é que no próximo ano, com o fim da obra de drenagem das laterais da BR 316, o evento possa voltar a ter início no bairro Junco. “Para que a gente possa voltar a iniciar na Igreja de São Francisco de Assis”, concluiu.

Este ano a Caminhada teve um percurso de 03 quilômetros e 100 metros e reuniu católicos e religiosos de todas as paróquias da Diocese de Picos. A concentração aconteceu na Avenida Beira Rio, no bairro Boa Sorte, e de lá os caminheiros se dirigiram até o bairro Passagem das Pedras passando pela Praça João Leopoldo e Rua Eliseu Pereira. Em seguida a multidão seguiu pela Rua Coronel Antônio Rodrigues em direção ao Centro, passou pela Avenida Nossa Senhora de Fátima, Travessa Benedito Reinado e Travessa Urbano Eulálio, terminando na Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios onde aconteceu uma celebração eucarística durante a Missa das Nove.

A 14ª Caminhada da Solidariedade e da Paz este ano teve como tema: “Unidos pela Solidariedade” e lema: “Promovendo o Direito e a Justiça”. O gesto concreto da Caminhada consiste no término da construção da Casa de Passagem, no CTD (Centro de Treinamento Diocesano). A camisa do evento foi vendida pelo valor de R$ 20,00 reais.

(Foto/ Portal O Povo/ Celebração eucarística marcou o encerramento da 14ª Caminhada)

Facebook
Publicidade