Geral
SEDUC
Jogos Escolares têm início e incentivam a prática esportiva entre estudantes
Mais de 600 alunos estão participando dos jogos escolares em 14 modalidades esportivas
Da Redação - 25/06/2019
Foto/ CCOM/ Willame Lucas

Nesta terça-feira (25), o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense) realizou a abertura dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí (JEPEPs) da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE). Mais de 600 alunos estão participando dos jogos escolares nas 14 modalidades como badminton, vôlei de praia, futsal masculino e feminino, que estão entre os esportes mais procurados. Entre as modalidades, destaca-se o atletismo com 58 alunos inscritos.

O coordenador geral das escolas de tempo integral, Alberto Machado, esteve na cerimônia e explicou como o incentivo à prática esportiva diminui os índices de abandono e evasão, fazendo com que os alunos queiram estar na escola. "O esporte é o próprio protagonismo juvenil, pois são os alunos que fazem e os professores auxiliam no direcionamento desta metodologia de ensino. Tenho experiências como gestor em que os nossos estudantes que praticam uma modalidade são muito disciplinados, assíduos e com ótimos índices no ensino", destaca.

Alberto Machado acrescenta que o ensino de tempo integral para além dos conteúdos didáticos em sala de aula dinamiza o processo de ensino e aprendizagem com o esporte. "Nesse tempo a mais que nós temos, podemos realizar a prática de esporte e interligar à arte, dança ou música. Então o esporte é um atrativo que desmistifica o conceito de que os estudantes não se organizam", explica.

O estudante Artemio Wellington Nascimento acumula conquistas como o título de campeão brasileiro de atletismo sub-18  no ano de 2017, vice-campeão dos jogos escolares em Brasília-DF na modalidade e é o atual recordista piauiense nos 800 metros. O jovem de 19 anos, aluno da U. E. Joel Ribeiro, ressalta como o apoio da escola foi indispensável para alcançar estas conquistas. A partir do projeto "Atleta na Escola" o aluno chamou a atenção e foi convidado a participar de testes no atletismo.

 

"Após alguns testes no projeto Atleta na escola, me destaquei e a escola me ajudou bastante, pois tudo se baseia no estudo. Os jogos escolares foram um grande incentivo para todos os alunos não só para competir como atletas, mas poder descobrir até em uma carreira no esporte", frisa o aluno.

Outra expoente da escola Joel Ribeiro no atletismo, a atleta Talita Paloma Ventura dos Santos, 18 anos, iniciou no atletismo em 2018 e já conquistou o 4º lugar em sua primeira prova e hoje é a 4ª colocada no ranking Norte-Nordeste na categoria feminina dos 800m. "Foi pela escola e incentivo de uma prima que iniciei no atletismo e a escola me auxiliou a melhorar meu desempenho. Para o futuro a meta é conquista um Pan-americano", sonha a atleta.

CCOM/ Willame Lucas

Facebook
Publicidade