Geral
HOMENAGENS JUSTAS
Administração municipal homenageia picoenses ilustres em vida
Os homenageados foram o Professor Inácio e Seu Dimas Lélis
João Paulo - 17/07/2019
Foto/ Portal O Povo
Homenagens pariram de Padre Walmir e Dr. Júnior Santos

O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), tem realizado em sua administração um gesto de grandeza que não é comum entre os gestores públicos em geral: reconhecer os serviços prestados por cidadãos que ainda estão vivos. Nas últimas semanas, por conta do lançamento do VII Salivag (Salão de Livros do Vale do Guaribas) e da inauguração de uma Academia ao Ar Livre, dois ilustres moradores do município picoense foram homenageados pelas suas contribuições a sociedade local.

Um dos que recebeu a justa homenagem foi o funcionário aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), vereador por quatro mandatos, duas vezes presidente da Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Picos e educador, Inácio Baldoíno de Barros. Professor Inácio, como é mais conhecido, foi homenageado com o nome do VII Salão de Livros do Vale do Guaribas, evento que acontecerá de 11 a 15 de setembro.  Aos 85 anos, com problema de audição, mas completamente lúcido, ele falou a nossa reportagem, com simplicidade, sobre a homenagem que recebeu em vida.

“Eu acho que é uma grande homenagem para uma pessoa tão pequena. Mas de qualquer maneira recebo com muita satisfação porque são meus amigos, meus conterrâneos que estão fazendo isso. Trabalhei muitos anos na educação, era coisa que eu mais gostava no mundo, mas o tempo passou e agora entenderam de fazer essa homenagem. Eu agradeço a todos e não tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo ainda mais porque é difícil se homenagear pessoas em vida, e eu não sei se vou viver mais, já estou perto também então aproveita logo”, falou aos risos o Professor Inácio.

Para o ex-vereador, Francisco Carlos de Araújo Barros, que é mais conhecido como Irmão Carlinhos, um dos filhos do homenageado, essa homenagem em vida que seu pai recebeu é justa e considera uma coisa de Deus. Ele lembrou que o Professor Inácio desde muito jovem foi um homem bastante dedicado a educação, tendo lecionado durante muitos anos nos turnos da manhã, tarde e noite. Esse envolvimento, na avaliação de Carlinhos, fez com que seu pai se colocasse cada vez a disposição de educar.

(Foto/ Portal O Povo/ Professor Inácio será o homenageado no VII Salivag)

“E hoje meu pai com 85 anos de idade está recebendo essa homenagem justa. Eu acho que é justa porque ele deu a vida dele pela educação. Embora que a gente saiba que as coisas desse mundo sejam passageiras, mas é uma alegria no coração dele e é bom”, disse o filho Irmão Carlinhos.

O prefeito, Padre Walmir, frisou que essa homenagem a uma pessoa que está presente, no caso o Professor Inácio, é um dos diferenciais do VII Salivag. “Até então nossos homenageados eram pessoas que já haviam partido deixando seu legado. Este ano não, eu acho que vai ser mais aquecido, mas abrasados, mas aquecedor porque vamos estar ali ao lado da pessoa que nós estamos homenageando, um homem rico na cultura, que traz um legado histórico na educação, um homem de quem se pode falar não como memórias póstumas”, pontuou.

Outro recebeu uma justa homenagem em vida, da administração municipal, através do secretário municipal de Saúde, bioquímico, Júnior Santos, foi o também ex-funcionário dos Correios, Dimas Leopoldo Lélis, um dos moradores mais antigos da Rua do Cantinho, no Centro. Seu Dimas, como é mais conhecido, foi homenageado com o nome da Academia Ao Ar Livre instalada da Praça Josino Ferreira, logradouro público que durante muitas noites, ao longo de várias décadas, ele frequentou para conversar e jogar damas e dominó com os amigos. Alegre, contador de piadas e bastante ativo, ele, mesmo acompanhado por familiares, ficou acanhado diante da imprensa e coube a sua filha falar da satisfação da família diante da homenagem recebida pelo pai e em vida.

“Para a gente representa muito essa homenagem porque ele desde a adolescência gosta de esportes. Ele fez parte do time do River daqui de quando ele era adolescente e toda a vida ele gostou de esporte. Ele foi um dos fundadores da SEP. Estamos muito felizes pelo secretário de Saúde, Dr. Júnior, que teve essa ideia e nós agradecemos muito a ele”, agradeceu a comerciária, Ana Lúcia Lélis.

(Foto/ Portal O Povo/ Seu Dimas foi homenageado com o nome da academia da Praça Josino Ferreira)

Facebook
Publicidade