Política
INVESTIMENTOS INTERNACIONAIS
Governador reassume cargo com boas expectativas de negócios com a China
Wellington Dias apresentou as potencialidades do Piauí para mais de 500 empresários do país
Da Redação - 13/08/2019
Foto/ Paulo Barros
Wellington Dias reassume o Governo do Piauí no hangar do aeroporto

O governador Wellington Dias retornou ao Piauí, na noite desta segunda-feira (13), após 9 dias em viagem à China em busca de parcerias e investimentos para o estado do Piauí. A retransmissão do cargo ocorreu no hangar do Governo, no Aeroporto de Teresina. O chefe do executivo estadual agradeceu a vice-governadora Regina Sousa, que esteve frente ao Governo do Estado, na sua ausência. Essa é a quarta vez que o governador piauiense vai à China para criar uma relação mais ampliada com empresas daquele país.

Dias voltou muito entusiasmado, pois teve a oportunidade de apresentar os projetos piauienses, tanto para o governo chinês como para mais de 500 empresários. Segundo ele, a relação da China com o Brasil envolve atualmente cerca de R$ 70 bilhões de dólares. Já, mesmo na reunião, empresas se declararam interessadas em investir no Piauí.

“A China é o país com quem mais compramos e vendemos. A empresa CGN Energias, uma das maiores no setor de energia, expressou lá mesmo, na reunião, o interesse de investir no Piauí. Eles podiam tomar a decisão de investir em qualquer lugar do mundo, mas escolheram o Piauí. Em reunião com o presidente e com toda a direção, anunciaram mais investimentos no Piauí, ampliando para R$ 3,6 bilhões de dólares os investimentos na região Ribeira do Piauí, São João do Piauí, Queimada Nova. Uma equipe estará aqui por volta do dia 21 e 22 de agosto para analisar a Bacia de Gás do Rio Parnaíba para viabilizar o gasoduto nordeste”, comentou o governador Wellington Dias.

Wellington explicou que empresas como a CCC Construção Civil ficaram interessadas em um projeto ousado do Porto de Luís Correia, integrado com o eixo norte da Rodovia Transnordestina. “Houve um despertar desse interesse”, comentou.

Outra área que também gerou muito interesse das empresas foi a tecnologia. “Há uma perspectiva estudar as novas etapas do Piauí Conectado para modernizar o sistema de telesegurança e telemedicina. A ZTE, que já investe no Piauí e é parceira da Global Task, ficou interessada no centro tecnológico para a segurança. São empresas que se destacaram no mundo com 5G e outras tecnologias. São coisas que melhoraram a qualidade dos serviços e reduz custos”, disse o governador.

A vice-governadora Regina Sousa, ao retransmitir o cargo, parabenizou Wellington Dias pelos resultados da viagem e disse ter cumprido da melhor forma a agenda de governo. Com seu retorno à vice-governadoria, ela deve voltar a focar no lado social, que é uma das prioridades do seu mandato.

CCOM Governo do Estado do Piauí/ Tamyres Rebeca

Facebook
Publicidade