Municípios
PARLAMENTAR FOI PROCURADO PELA POPULAÇÃO
Vereador denuncia fatos que considera descaso da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Expedito Lopes
Kyldary Gonçalves denunciou o corte na ajuda de custo para o transporte de pacientes que fazem hemodiálise em Picos, o não atendimento de um Parecer Social para liberação de medicamento para uma pessoa de baixa renda e o não envio de uma ambulância para resgatar uma gestante que desmaiou enquanto trabalhava
Da Redação - 16/08/2019
Foto/ Piauí em Foco
Parlamentar usou as redes sociais para expor os casos relatados por expeditenses

Nas últimas semanas o vereador oposicionista, Kyldary Gonçalves (REDE), foi procurado por vários moradores do município de Dom Expedito Lopes se queixando do tratamento inadequado dispensado pela Secretaria Municipal de Saúde. Diante do exposto pelos munícipes o parlamentar tem usado suas redes sociais para denunciar o que considera descaso por parte da pasta.

Primeiro o vereador denunciou a retirada da ajuda de custo para o transporte dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise no Instituto dos Rins, em Picos. De acordo com Kyldary Gonçalves, das sete pessoas que se deslocam três vezes por semana para se tratarem cinco não recebem mais a ajuda para custear o deslocamento até a cidade vizinha.

“E como não bastasse esse tipo de atitude um desses pacientes faleceu no mês de fevereiro de 2019 e até o mês de abril do referido ano essa transporte era pago como se a pessoa ainda fizesse o tratamento. Tal fato trata-se de um desrespeito, tanto com a pessoa já falecida como também com a família que perdeu o seu ente querido e ainda constam despesas com seu nome mensalmente em Balancetes (Anexos 1 e 2) enviados ao Tribunal de Contas do Estado e a Câmara Municipal de Vereadores de Dom Expedito Lopes”, denunciou o parlamentar.

Outro caso denunciado pelo vereador Kyldary foi o de uma senhora de baixa renda que mesmo com um Parecer Social favorável (Anexo 3), emitido pelo Assistente Social do Nasf (Núcleo de Saúde da Família), para que a mesma tenha auxílio financeiro da Secretaria de Saúde na aquisição de medicamentos de uso continuo (Anexo 4), mas que nunca foi agraciada com o benefício. A solicitante toma quatro medicações diferentes e tem uma renda de apenas R$ 89,00 reais, para ela e o filho, oriunda do Programa Bolsa Família.

“Mesmo depois de ter entregue o Parecer Social dando direito ao paciente receber essa medicação, a senhora foi entregar na Secretaria para que o órgão pudesse comprar a sua medicação, dias depois a senhora foi saber se já tinham comprado os remédios e  o que ela recebeu foi o Parecer [Social] e a receita [de volta]. Infelizmente convocaram um profissional aprovado no teste seletivo e mesmo fazendo seu trabalho, com responsabilidade fica em vão sua função, pois a Secretaria realiza compras de remédios periodicamente, pelo menos é o que consta nos Balancetes, mas quando a população carente precisa não é atendida”, lamentou o vereador.

O parlamentar também usou as redes sociais para denunciar o caso de um gestante que desmaiou enquanto trabalhava na roça e precisou de uma ambulância para ser socorrida até um hospital, mas o veículo não foi disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Esse caso aconteceu na zona rural de Dom Expedito Lopes (Anexos 5 e 6).

“Segundo o marido [da gestante], Wagner, o motorista falou que precisava de liberação para poder fazer o resgate da paciente. De acordo com relatos do Sr. Wagner um carro que passava pelo local fez o socorro levando a grávida até a unidade de saúde Estevão Alves do Vale (Postinho), aonde chegou desacordada para ser encaminhada para Picos”, concluiu o vereador.

Outro lado

Nossa reportagem não conseguiu localizar o secretário municipal de Saúde de Dom Expedito Lopes, Wenersamio Araújo, para que ele comentasse as denúncias do vereador, Kylday Gonçalves. 

(Foto/ Reprodução/ Balancete do pagamento pelo transporte de paciente que fazia hemodiálise em Picos

(Foto/ Reprodução/ Paracer Social e receita de mulher de baixa renda que não teve acesso a medicamentos gratuitos

(Foto/ Reprodução/ Exames que confirmam gravidez de jovem que desmaiou e não foi resgatada ambul|ância da Secretaria

Facebook
Publicidade