Municípios
TRADIÇÃO
Turma do Vaqueiro do povoado Barro de Santana do Piauí promove Cavalgada da Independência
O evento foi caracterizado pela grande participação popular
Da Redação - 09/09/2019
Foto/ Assessoria de Imprensa

A Turma do Vaqueiro do povoado Barro de Santana do Piauí promoveu na manhã do sábado, 07 de Setembro, a Cavalgada da Independência.

Contando com o apoio da população, os organizadores buscaram patrocínio para manter viva a tradição de realizar uma grande passeata pelas ruas, avenidas e localidades do município, conforme acontece desde 2005.

A Cavalgada da Independência teve início às 7h00, com uma celebração religiosa no povoado Barro. De lá, os vaqueiros, muitos usando o chapéu de couro e o gibão, seguiram ordenadamente, passando pela Praça São Pedro e demais localidades, retornando para o ponto de partida, onde promoveram uma grande festa.

O evento foi caracterizado pela grande participação popular, em especial do povoado Barro, que lutou pela continuidade da tradição.

O vaqueiro é o personagem que melhor representa o Piauí historicamente, uma vez que desde antes da independência do Brasil, a capitania de São José do Piauí tinha como principal atividade econômica a criação do gado bovino. O vaqueiro é retratado na cultura piauiense através da literatura, música, representações teatrais, filmes e eventos como a Cavalgada da Independência promovida em Santana do Piauí.

Assessoria de Imprensa 

Facebook
Publicidade