Geral
HOMENAGEADO DO EVENTO LITERÁRIO
Palestra sobre a biografia do Professor Inácio Baldoino abre o 7º SaLiVaG
Evento prosseguirá até o próximo domingo (15)
João Paulo - 12/09/2019
Foto/ Portal O Povo
Evento contará com palestras, show musicais, lançamento e venda de livros, além de outras atividades

Teve início na noite desta quarta-feira (11), um dos maiores eventos literários e culturais do Estado do Piauí. Em sua 7ª Edição o SaLiVaG (Salão de Livros do Vale do Guaribas) acontece nas dependências do Picoense Clube, localizado na Rua Monsenhor Hipólito, no Centro de Picos. A programação que conta com palestras, lançamento e venda de livros, shows musicais, além de outras atividades, prosseguirá até o próximo domingo (15).

Várias autoridades participaram da abertura do evento, entre as quais o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), idealizador do SaLiVaG, e a secretária municipal de Educação, Rosilene Monteiro. A gestora destacou que o evento só acontece graças ao apoio irrestrito do Palácio Coelho Rodrigues. Ela também agradeceu a presença do homenageado na 7ª Edição, Professor Inácio Baldoino de Barros, e seus familiares.

“Dizer Professor Inácio que ser educador é impregnar no outro o exemplo do respeito, da humildade, da dedicação, do compromisso e do amor pela profissão. E isso o senhor nos deixa como exemplo. Muitíssimo obrigado por estar aqui essa noite compartilhando conosco esse momento tão especial”, pontuou.

(Foto/ Portal O Povo/ Secretária Municipal de Educação, Rosiene Monteiro, falou do empenho para realizar o evento)

O prefeito, Padre Walmir, classificou o SaliVaG como um filho que ele viu crescer. Ele analisou como positiva a evolução do evento e falou sobre as várias fases do Salão de Livros do Vale do Guaribas desde 2013 até o dia de hoje. Padre Walmir comentou ainda a justa homenagem ao Professor Inácio.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito Padre Walmir agradeeceu ao Pro. Inácio pelo que fez pela educação)

“Esse ano nos quisemos fazer algo diferente, dizer a pessoa do homenageado cara a cara, olho a olho: ‘Dr. Inácio Baldoino muito obrigado Picos agradece por ter iniciado essa preocupação, interesse pela cultura. Por reconhecer que o caminho para a melhoria de um país, de uma cidade, de uma população é a educação’. O senhor já dizia isso e nós pegamos carona e nos preocupamos e investimos em uma educação diferente, uma educação que preencha todas as dimensões do ser humano, não só a educação pela intelectualidade, mas a educação pela pacificação, educação pela cultura, educação pela convivência social, educação por interesse pelo próximo e a educação pelo desenvolvimento. É essa a educação que nós queremos em Picos”, colocou o prefeito de Picos.

Logo em seguida a mesa de honra foi desfeita e as autoridades ocuparam seus lugares no auditório do Picoense Clube. As homenagens ao Professor Inácio prosseguiram com professor de língua portuguesa, Dedé Luz, que contou causos do tempo que foi aluno do homenageado no antigo Ginásio. “Quando ele chegava no pátio em seu carro nós ficávamos de pé na sala de aula esperando com o maior respeito em posição de sentido e ele mandava eu me abaixar e dizia comigo: ‘Cadê a ovelhinha?’. Porque o meu cabelo era branco”, lembrou arrancando risos dos presentes.

(Foto/ Portal O Povo/ Professor, Dedé Luz, homenageou o Professor Inácio com uma poesia)    

Dedé Luz ainda declamou um poema em homenagem ao Professor Inácio Baldoino. Intitulado de “Do professor Dedé Luz ao Mestre e amigo Professor Inácio Baldoino de Barros”, o poema é cheio de rimas que contam um pouco da história de vida da família do Professor Inácio. “Mostrou a licenciatura em tudo que fazia, Brincalhão de linha dura devoto na simpatia”, diz um trecho do poema.

(Foto/ Portal O Povo/ Pastor Levi proferiu uma palestra sobre a biografia do avô)

Fechando a abertura da 7ª Edição do Salão de Livros do Vale do Guaribas foi proferida uma palestra sobre a Biografia do Professor Inácio. A mesma foi ministrada pelo Pastor da Assembleia de Deus e neto do homenageado, Carlos Levi Barros. “Quanto mais ensinava, mais amava. O amor cada vez mais aumentava”, falou o palestrante abordando a relação do seu avô com a educação.

(Foto/ Portal O Povo/ Professor Ináio e seus familiares)

Biografia do Professor Inácio Baldoino

(Foto/ Portal O Povo/ Um bom público compareeu a abertura do Salão de Livros)

Com 86 anos de idade, recém-completados, o Professor Inácio Baldoino é funcionário aposentado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Na política ele foi vereador por quatro mandatos, duas vezes presidente da Mesa Diretora da Câmara de vereadores de Picos. Educador, o Professor Inácio, também foi Superintende Estadual de Educação na cidade de Picos.

Homenageado sobre a homenagem no SaLiVaG

“Eu acho que é uma grande homenagem para uma pessoa tão pequena. Mas de qualquer maneira recebo com muita satisfação porque são meus amigos, meus conterrâneos que estão fazendo isso. Trabalhei muitos anos na educação, era coisa que eu mais gostava no mundo, mas o tempo passou e agora entenderam de fazer essa homenagem. Eu agradeço a todos e não tenho nem palavras para dizer o que estou sentindo ainda mais porque é difícil se homenagear pessoas em vida, e eu não sei se vou viver mais, já estou perto também então aproveita logo”, falou aos risos o Professor Inácio.

(Foto/ Portal O Povo/ Um bom público compareeu a abertura do Salão de Livros)

Facebook
Publicidade