Política
OBRAS
Governador visita projeto Viva o Semiárido e obras de mobilidade urbana em Itainópolis
Foram investidos mais de 2 milhões em obras na região
Da Redação - 22/09/2019
Foto/ Paulo Barros
Dias vistoria recuperação da PI 245

O governador Wellington Dias cumpriu agenda na cidade de Itainópolis, na região Sul do estado, onde visitou o projeto Viva o Semiárido, visitou também e entregou importantes obras de mobilidade urbana, além de autorizar outras obras para o município, neste sábado.

O chefe do executivo estadual viu de perto as ações do projeto Viva o Semiárido, realizado na localidade Morro do Milho, onde entregou 459 sacos de ração para peixe para piscicultores da região.

Dias falou sobre a importância do projeto para a economia da região. “Um diferencial importante desse projeto é que é realizado por mulheres; são pessoas que vivem no Semiárido e já tem uma experiência em algumas áreas como a criação de caprinos, ovinos e galinha caipira, associam-se a isso outros projetos, já que a região é uma grande produtora do mel, então a apicultura. Estamos introduzindo com mais força a piscicultura, ou seja, o objetivo é produzir aquilo que é possível comercializar na própria região. Então, junto com o programa do FID, que estamos renovando, junto à Assembleia Legislativa, uma nova operação ainda maior com o Banco Interamericano e o FIDA, associado à nossa Agência de Fomento para, assim, criar uma renda sustentável, proporcionando aos criadores uma renda acima de um salário mínimo e meio, fazendo com que pessoas de baixa renda possa elevar sua renda e melhorar a qualidade de vida”.

“O projeto Viva o Semiárido chegou aqui em 2015 e tem mudado a vida financeira e social de 35 mulheres, que podem exercer um trabalho. Então, nós estamos muito felizes com o projeto e só agradecemos”, disse Aparecida Silva, uma das mulheres associadas ao projeto.

O diretor da iniciativa, Cléber Coutinho, explicou como funciona o projeto no município, “O projeto Viva o Semiárido é executado pela Secretaria da Agricultura Familiar no município de Itainópolis, envolvendo atividade de ovinocaprinocultura, galinha caipira, apicultura e piscicultura, principalmente. Aqui no município são seis projetos e mais de 150 famílias envolvidas. Ele visa incrementar a renda das famílias para mitigar os efeitos da estiagem”, disse.

ENTREGA DE OBRAS DE MOBILIDADE

O governador entregou obras de pavimentação em paralelepípedo em diversas ruas de Itainópolis, totalizando 10.046,00m². A obra foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo, um investimento total de R$ 1.251.479,68. Ainda no município de Itainópolis, Dias visitou as obras da PI 245, no trecho Picos/ Itainópolis

Ele ressaltou que a liberação do recurso do Finisa foi importante para a retomada das obras. “Sei que muitas vezes as pessoas não entendiam toda nossa luta para liberação do contrato do Finisa com a Caixa Econômica, essa obra é um exemplo do quanto esse recurso é fundamental, pois tínhamos começado, chegamos na metade e a obra teve de ser paralisada esperando a liberação dos recursos e, agora, podemos visitar o município e ver as obras em andamento. Temos também obras de calçamento, que destaco emendas da deputada Rejane Dias, do deputado Flávio Nogueira”, disse.

De acordo com o gestor, a estrada vai permitir a ligação na região de Picos em direção à Brasília, melhorando economicamente o tráfego de mercadorias. “Esta é uma obra integradora em uma estrada que passa por Simplício Mendes, São João do Piauí, em direção a São Raimundo Nonato e à Bahia e Brasília. Aqui é uma região onde está o Vale do Itaim, o Vale do Canindé e do Piauí, uma região rica do estado, que passa a ter um custo de escoamento e chegada de produtos de forma mais barata”, destacou o chefe do executivo.

O diretor do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Castro Neto, falou sobre o que está sendo executado na obra da PI 245. “São, no total, 40 quilômetros de asfalto. Vamos recapear a rodovia toda novamente e alguns outros trechos irão ser refeitos, pois eram trechos que estavam bastante esburacados e que será colocada uma capa nova. Então, Itainópolis terá uma pista toda nova para aumentar o tráfego da região e qualidade de vida das pessoas. Isso faz parte de uma ação do governo Wellington Dias, com o desentrave do recurso do Finisa, as obras importantes estão sendo retomadas, de Norte ao Sul do estado e em Teresina temos as obras mais importantes do estado, as duplicações das BRs, que estão a todo vapor”, reiteraram o diretor.

Para o prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes, a retomada das obras são um alívio e a possibilidade de uma nova realidade para a população da região. “A retomada dessas obras é uma sensação de alívio e de agradecimento também, pois essa estrada não só liga Itainópolis a Picos, mas serve ao estado e ao Brasil e, realmente, se encontrava em uma situação muito difícil de trafegabilidade, gerando prejuízos a todos. A retomada dela vem dar uma esperança de que a nossa realidade possa melhorar cada vez mais. Quanto à entrega do calçamento das ruas, é uma parceria muito importante com o Governo do Estado e com o deputado Flávio Nogueira, que fez a indicação. Estamos recebendo, por meio dessa parceria, 25 mil metros de calçamento, no qual desse total, 24 mil já está concluído, então, ficamos muito felizes com essas benfeitorias para nossa cidade”.

Maria de Fátima Campos, moradora de Itainópolis, disse está muito feliz com o novo calçamento nas ruas de Itainópolis. “Nossa vida já melhorou muito com o calçamento nas nossas ruas, porque não tem mais poeira e eu só tenho a agradecer a todos os envolvidos”.

Autorizações:

- Setrans: tomar medidas necessárias para o projeto e orçamento da obra asfaltamento do novo aeródromo e 14mil metros quadrados de asfaltamento em ruas da cidade;

- Agespisa: tomar as providências necessárias para solução de água tratada para cidade;

- Autoriza a SSP a tomar as medidas necessárias para priorizar, na nova operação de crédito, uma viatura para servir Polícia Militar de Itainópolis.

CCOM/ Marina Ribeiro e Marília Andrade

Facebook
Publicidade