Saúde
PREVENÇÃO
Secretaria de Saúde de Picos realiza abertura da Campanha Outubro Rosa
Palestra foi realizada para explicar a importância da prevenção do câncer do colo do útero e do de mama
João Paulo - 01/10/2019
Foto/ Portal O Povo

Uma solenidade realizada na manhã desta terça-feira (01), na sede da Secretaria Municipal de Saúde, na Rua Marcos Parente, no Centro de Picos, marcou a abertura da Campanha Outubro Rosa que tem o objetivo de prevenir contra o câncer do colo do útero e de mama. Na ocasião uma palestra o sobre o tema foi ministrada pela ginecologista e obstetra, Débora de Moura Santos. O secretário de Saúde, bioquímico, Júnior Santos, e o prefeito, Padre José Walmir de Lima (PT), participaram do evento.

Para o evento, a sede da Secretaria Municipal de Saúde ganhou uma ornamentação especial com balões cor de rosa. A Banda de Municipal Maestro Antônio Lélis se encarregou da trilha sonora da abertura da Campanha Outubro Rosa. Além da população em geral, a ação reuniu diversos colaboradores da SMS.

 

(Foto/ Portal O Povo/ Várias pessoas participaram da abertura do Outrubo Rosa) 

“Estamos fazendo um trabalho educativo de prevenção onde a gente está fazendo esse evento na sede trazendo todas as coordenações aqui para entender da necessidade da gente divulgar essa ação bonita que é a prevenção agora dessa vez do câncer de mama e do câncer do colo do útero. Este ano nós já trouxemos a Carreta da Mulher onde foram feitos vários exames aqui onde atendemos quase 100% da demanda e agora mais uma vez estamos dando sequência a esse trabalho que é feito diariamente, mas que quando chega o mês de outubro a gente dá ênfase. Para que a gente consiga atrair o maior número de mulheres para fazer os seus exames e fazer esse trabalho de prevenção”, pontuou o secretário de Saúde, Júnior Santos.

(Foto/ Portal O Povo/ Prefeito destacou o trabalho positivo de prevenção realziado pela SMS)

O prefeito, Padre Walmir, frisou que a prevenção é o melhor trabalho que se pode oferecer em se tratando de saúde. O gestor disse ainda que a Prefeitura participa da Campanha Outubro Rosa oferecendo, nos bairros, todos os exames necessários para que as mulheres estejam prevenidas quanto ao aparecimento dos dois tipos de cânceres. Ele avalia como positivo o trabalho nesse sentido realizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

(Foto/ Portal O Povo/ Ginecologista, Débora de Moura Santos, ministrou palestra)

Depois da abertura da Campanha Outubro Rosa a ginecologista, Débora Moura, ministrou um palestra. A médica frisou que a prevenção ainda é maior arma contra o câncer do colo do útero e de mama. “[Caso tenha algum dos sintomas] ela tem de procurar o profissional da saúde onde primeiramente ela procura o Programa Estratégia da Família, o PSE, e depois disso, dependendo do caso, a gente encaminha para um especialista”, explicou.

 

(Foto/ Portal O Povo/ Vereadores e secretários municipais também participaram a solenidade)

Facebook
Publicidade