Municípios
IMUNIZAÇÃO
Saúde de Alagoinha do Piauí intensifica campanha de vacinação contra o sarampo
Vacinação acontecerá de 21 a 26 de outubro
Da Redação - 11/10/2019
Foto/ Reprodução

O município de Alagoinha do Piauí, a 380 km da capital Teresina, adere à Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A parceria se dá através do Ministério da Saúde, Prefeitura na administração do prefeito Jorismar Rocha com a Secretaria Municipal de Saúde, pasta gerida pela secretária Amélia Sá.

O calendário de vacinas foi divulgado ao final da manhã desta quinta-feira (10) pela SMS alagoinhense informando os locais e datas de vacinação. A intensificação da campanha é determinada pelo Ministério da Saúde e visa a imunização de crianças  com idade entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. A dosagem da vacina, a tríplice viral, é aplicada como forma de defesa contra rubéola, caxumba e sarampo.

Amélia Sá, gestora da Secretaria de Saúde de Alagoinha, destaca que a adesão estabelecida pelo MS traz mais tranquilidade para a sociedade alagoinhense, uma vez que as vacinas estarão distribuídas na sede e na zona rural.

“Graças ao Ministério da Saúde por meio da Prefeitura e Secretaria de Saúde de nosso município vamos levar as vacinas ao povo, precisamente ao público-alvo que são crianças entre seis meses e cinco anos, onze meses e vinte e nove dias. Mais uma vez estamos levando meios para imunizarmos nossas crianças e assim deixar pais, mães e a sociedade mais tranquilas”, ressalta.

A secretária de Saúde, faz alerta para a sociedade e convida todos os pais para comparecer aos postos nas datas e locais disponíveis que são:

Dia 21 – a vacinação segue no Povoado Serra Azul;

Dia 22 – os moradores do povoado Serra Velha devem vacinar seus filhos. Ainda na mesma data haverá vacinas disponíveis na comunidade de Barra do Olho D´água.

Dia 23 – a campanha segue no povoado São João;

Dia 26 – o Dia “D” da campanha de vacinação será na sede do município.

Causas do sarampo

O vírus do sarampo pode ser transmitido de pessoa para pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. A transmissão pode ocorrer entre 4 dias antes e 4 dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Sintomas

Febre acompanhada de tosse;

Irritação nos olhos;

Nariz escorrendo ou entupido;

Mal-estar intenso;

Prevenção e cuidados

A prevenção mais segura é através de vacinas. Alguns cuidados são indicados como forma de prevenção, isto é, os pais e responsáveis devem evitar expor seus filhos em locais de grandes aglomerações de pessoas

Cidades na Net

Facebook
Publicidade