Saúde
PNAISP
Prefeitura de Picos melhora serviços de saúde à população carcerária
“Vamos dar todo o suporte para que haja uma ressocialização da melhor maneira possível”, frisou o secretário de Saúde, Dr. Júnior Santos
Da Redação - 15/10/2019
Foto/ CCOM/ Kelly Lorenna
Reunião foi realizada na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues nesta segunda-feira (14)

A Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde realizou na manhã desta segunda, (14), uma reunião acerca de melhores condições ao Sistema Prisional de Picos. O debate foi em torno da implantação da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP). A ação foi realizada na Sala de Reuniões do Palácio Coelho Rodrigues.

O secretário de Saúde, Junior Santos, explica o motivo do encontro e como o PNAISP funcionará. “Discutimos sobre a implantação do PNAISP, um programa que cuida da população carcerária. É um trabalho diferenciado, iremos trabalhar com as pessoas que estão isoladas e confinadas. Vamos dar todo o suporte para que haja uma ressocialização da melhor maneira possível”, afirma.

Segundo a coordenadora do PNAISP, Micherla de Brito, o programa já está sendo realizado em Picos. “Nós já iniciamos os trabalhos em agosto, onde a equipe de saúde faz todos os atendimentos para as pessoas privadas de liberdade. Tanto na penitenciária masculina, como também na feminina”, ressalta.

A diretora do Centro Integrado em Especialidades Médicas, Maria Santana, destaca os benefícios deste programa. “Todo cidadão brasileiro têm o direito à saúde pública. Essa é uma iniciativa que possibilita melhores condições as pessoas que estão com a liberdade privada, principalmente em relação à saúde”, afirma.

Segundo a Constituição Federal, previsto no Art. 196. “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. O PNAISP possui o objetivo de garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade no Sistema Prisional ao cuidado integral de serviços de saúde pública.

CCOM/ Kelly Lorenna

Facebook
Publicidade