Polícia
PARCERIA
PM implementa em Picos Projeto “Rede de Proteção – Cidadão Alerta, Cidadão Participativo”
A iniciativa visa firmar uma parceria entre a polícia e população no combate a criminalidade
Da Redação - 22/11/2019
Foto/ PM

O Comando do 4º BPM (Batalhão da Polícia Militar), está implementando um programa que tem por objetivo, através de uma parceria com a população, coibir a criminalidade nos 38 bairros e 18 localidades rurais da cidade de Picos.

Denominado de “Rede de Proteção – Cidadão Alerta, Cidadão Participativo” o projeto, segundo o Comandante do 4º BPM, Tenente-coronel, Edwaldo Viana, foi inspirado em iniciativas já existentes nas cidades de Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP).

Edwaldo Viana explicou que programa consiste em disponibilizar, de forma sigilosa, para algumas pessoas da sociedade picoense um contato de WhatsApp e um aplicativo onde esses voluntários poderão acionar a polícia militar em caso de ocorrências policiais ou diante da presença de alguém em atitude suspeita.

“Se, por exemplo, em uma comunidade rural ou em um bairro chega um carro estranho que ninguém conhece essa pessoa voluntária, que ninguém sabe que é, que tem em seu celular o programa, ela ao ver o carro suspeito entra no programa e já tem acesso aos dados, veem se carro é roubado ou não e tem também acesso ao banco de dados [com fotos] dos bandidos e se tiver no banco de dados de imediato acessa o Copom que aciona em pouco tempo uma viatura”, completou o Comandante do 4º BPM em entrevista a Rádio Difusora de Picos.

Ele disse ainda que com a iniciativa o 4º Batalhão da Polícia Militar está tentando mostrar a população de Picos que segurança pública não se faz apenas com a polícia, mas também em parceria com a comunidade.

“Nós estamos mostrando como se faz uma segurança participativa onde a população participa com informação e nós participamos com policiais e viaturas”, argumentou.

O primeiro bairro a receber o Projeto “Rede de Proteção – Cidadão Alerta, Cidadão Participativo” foi o Conjunto Habitacional Petrônio Portela, a Cohab, que teve a  iniciativa implementada durante uma reunião com a presença de Edwaldo Viana e do Relações Públicas, Tenente, George Sanches, no último dia 13 de novembro.

O Comandante do 4º BPM concluiu dizendo que aguarda os presidentes de Associações de Moradores para implementar esse projeto nos respectivos bairros e povoados com a finalidade de que toda a cidade de Picos seja coberta por esse importante projeto de segurança pública.

Facebook
Publicidade