Polícia
CRIMES CONTRA A VIDA
Número de homicídios aumenta 100% em 2019 na cidade de Picos
Foram registrados 12 assassinatos contra 06 em 2018
Da Redação - 02/01/2020
Foto/ Portal O Povo
Último crime do ano aconteceu durante assalto a granja

Depois de cair de 17, em 2017, para 06, em 2018, o que representou um recuo de quase 65%, o número de homicídios voltou a crescer em Picos em 2019.

No ano que terminou foram contabilizados 12 assassinatos no município picoense, o que representa um aumento de 100% em relação a 2018.

Esse número também mostra que em média pelo menos um homicídio foi registrado por mês em Picos.

O levantamento feito pela nossa reportagem apontou ainda que das 12 vítimas de assassinato sete já tinham passagem pela polícia, o que corresponde a um percentual de 58,33%.

São elas: Daniel Santos Cantidio, de 35 anos, Olavo Lauso de Lima, Deivison Augusto Gomes Serra, de 31 anos, Lucielton Marcos da Silva Sarmento, de 19 anos, Hélio Ferreira da Silva, que era mais conhecido como “Hélio Sapato”, Cleiton Augusto que era mais conhecido como “Wolverine” e Francisco Ronuelo da Silva, de 28 anos, que era mais conhecido como “Zanoinho”.

Não tinham passagem cinco vítimas: Edilson Gonçalo de Oliveira, de 58 anos, Eliana Ribeiro, Manoel Bonfim da Silva, de 49 anos, Gilmar Marcos de Azevedo, que era mais conhecido como “Raimundo”, de 32 anos e Francisca Gorete.

Vítimas de homicídio em Picos em 2019:

Edilson Gonçalo de Oliveira, de 58 anos:

(Foto/ Arquivo/ Empresário Edilson da Granja morreu depois de ter sido baleado em um assalto no dia 28/ 12)

O empresário foi morto a tiros duranteum assalto a Granja Edílson, localizada na Rua do Cruzeiro, no Centro, por vota das 14h00min, do dia 28 de dezembro. Informações colhidas pela nossa reportagem, no local do crime, dão conta que um homem, bem vestido, chegou se passando por cliente e em seguida anunciou o assalto. Na ocasião ele rendeu o empresário, sua esposa, o enteado, dois funcionários e os levou para os fundos da granja. Também conforme as informações, durante a ação criminosa Edilson da Granja reagiu e acabou baleado. O empresário foi atingido por disparos de arma de fogo na boca e no tórax. Ele veio a óbito depois de dar entrada no Hospital Regional Justino Luz. Edilson Gonçalo de Oliveira, de 58 anos, que era natural de São Bento do Uma, mas que já residia em Picos desde a década de 90.

Daniel Santos Cantidio, de 35 anos:

(Foto/ Grande Picos/ Assis Santos/ Daniel foi morto a pedradas pelo próprio irmão no quintal de casa)

Foi morto a pedradas pelo próprio irmão quando dormia no quintal de casa, na noite desta última sexta-feira (06). O acusado desse homicídio, Pedro Santos Cantidio, de 31 anos, até a publicação desta matéria ainda encontrava-se foragido. Daniel Santos Cantidi já havia sido preso acusado de assassinar com golpes de faca o catador de lixo, José Nilton da Silva Andrade, que era mais conhecido como “Galeguinho”, de 28 anos, no dia 14 de abril de 2014.

Olavo Lauso de Lima e Eliana Ribeiro:

(Foto/ Reprodução Whatsapp/ Casal foi morto a tiros entre os povoados Cristovinho e Três Potes)

O casal foi morto a tiros em uma estrada vicinal entre os povoados Cristovinho e Três Potes também na norte de sexta-feira (06). O crime aconteceu por volta das 22h00min. Olavo Lauso de Lima já tinha passagem pela polícia. Ele foi preso na Operação “Monte Carmelo”, deflagrada no dia 09 maio de 2014. Conforme as investigações realizadas na época, Olavo era acusado de levar um amigo para o famoso “cheiro do queijo”.

Naquela oportunidade Carlos da Silva Rocha, de 27 anos, foi morto a tiros, próximo ao Motel Fama 01 no bairro Ipueiras, após sair com Olavo na noite do dia 28 de março de 2014. As investigações apontaram que o acusado havia levado o amigo para uma emboscada a mando de um grupo de traficantes, haja vista que Carlos tinha uma divida de cerca de R$ 30.000,000 reais com os mandantes do crime. Pelo “serviço” Olavo teve perdoada uma dívida que tinha com os barões do tráfico, informou na época o então delegado Regional de Picos, Antônio Madson.

Deivison Augusto Gomes Serra, de 31 anos:

(Foto/ Antônio Silva/ Deivison Augusto era acusado de homicídio no Estado do Maranhão)

O andarilho foi morto com uma facada no pescoço, por uma pessoa não identificada, nas imediações do Terminal Rodoviário Zuza Baldoino, na manhã do dia 22 de outubro. Deivison Augusto Gomes Serra já acumulava diversas passagens pela polícia no Estado do Maranhão. Em uma delas, no dia 08 de abril de 2019, ele foi preso acusado de assassinar, com uma facada no pescoço, um morador de rua identificado como João Batista de Sousa Martiniano, que era mais conhecido como “Amarelinho”, crime ocorrido na Rua Cônego Mendonça, no Centro, próximo ao Centro de Cultura. Deeivison era natural de Campo Formoso, no Estado da Bahia.

Manoel Bonfim da Silva, de 49 anos:

(Foto/ Portal O Povo/ Sevidor da Central de Flagrantes foi mnorto a tiros ao lado no cemitério, no dia 03º de outubro)

O serviços gerais da Central de Flagrantes da polícia civil foi a oitava vítima de crime contra a vida, consumado, registrado em Picos no ano de 2019. Manoel Bonfim da Silva, de 49 anos, que era mais conhecido como "Martim”, foi morto a tiros na PI 375, que liga Picos a Santana do Piauí, no trecho ao lado do Cemitério São Pedro de Alcântara, na manhã do dia 03 de outubro.

Lucielton Marcos da Silva Sarmento, de 19 anos:

(Foto/ PM/ Lucielton Marcos foi morto a tiros no bairro Morada Nova no dia 01º de outubro)

Na noite do dia 01º de outubro, um jovem com várias passagens pela polícia, identificado como Lucielton Marcos da Silva Sarmento, de 19 anos, foi morto a tiros quando trafegava em uma motocicleta no Conjunto Habitacional Luiza Gomes de Medeiros, que é mais conhecido como bairro Morada Nova. O crime foi praticado por dois homens não identificados que também estavam em uma moto.

Hélio Ferreira da Silva, que era mais conhecido como “Hélio Sapato”:

(Foto/ PM/ Hélio foi morto dentro de casa no bairro Pedrinhas no final de abril)

Foi morto a tiros dentro da casa onde morava na Rua Jorge Leopoldo, no bairro Pedrinhas, na manhã do dia 27 de abril. Dois homens participaram do crime. Um dos executores teria entrado no imóvel e efetuado os disparos. Ainda conforme as informações, “Hélio Sapato” estava deitado em uma rede quando foi alvejado pelo seu executor. Um revólver foi encontrado próximo ao corpo da vítima. A esposa dele, identificada como “Luiza”, também foi baleada, mas acabou resistindo aos ferimentos.

Gilmar Marcos de Azevedo, que era mais conhecido como “Raimundo”, de 32 anos:

(Foto/ Reprodução Piauí 24hs/ Pedreiro de 32 anos foi morto com golpes de espeto no Morro Belo Horizonte)

O pedreiro foi morto com golpes de espeto no cruzamento das Ruas 04 de Julho e Santa Edwiges, no Morro do Belo Horizonte, na região do bairro Boa Vista, na madrugada do dia 21 de março. O autor do crime, identificado como Jeferson Marcondes da Silva que é mais conhecido como “Da Mata”, foi preso em flagrante.

Cleiton Augusto que era mais conhecido como “Wolverine”:

(Foto/ PM/ Ex-presidiário, "Wolverine", foi morto a tiros no bairro Morada do Sol, no dia 15 de março)

Ex-preidiário foi morto a tiros na porta de casa, no bairro Morada do Sol, no final da tarde do dia 15 de março. O crime foi cometido por quatro homens encapuzados que estavam em um carro não identificado.

Francisca Gorete:

(Foto/ Arquivo/ Garçom matou a ex-mulher com uma paulada no dia 04 de março no Centro)

Foi morta com uma paulada na cabeça pelo ex-marido, o garçom, Antônio José da Silva, crime ocorrido na Rua Monsenhor Hipólito, no Centro, em frente ao Instituto Monsenhor Hipólito, na madrugada da Segunda-feira de Carnaval, dia 04 de março. No dia 11 de março ele se apresentou na delegacia, acompanhado de um advogado, e acabou preso por força de um mandado de prisão temporária expedido pela 5ª Vara da Comarca de Picos. No último dia 18 de novembro o Tribunal do Júri da Comarca de Picos condenou Antônio José da Silva a 15 anos e 07 meses de prisão em um julgamento que durou 14 horas e foi presidido pela juíza da 5ª Vara da Comarca de Picos, Nilcimar Rodrigues de Araújo.

Francisco Ronuelo da Silva, de 28 anos, que era mais conhecido como “Zanoinho”:

(Foto/ Arquivo/ "Zanoinho" foi morto a tiros pelo cunhado, "Pica-Pau", no dia 24 de fevereiro no Conjunto Lousinho Monteiro)

Ex-presidiário, ele foi a tiros em um imóvel no Conjunto Habitacional Lousinho Monteiro, que fica localizado nas margens da PI 375, rodovia estadual que liga Picos a Santana do Piauí, na tarde do dia 24 de fevereiro, tendo sido esse o primeiro homicídio registrado em Picos no ano de 2019. Jeferson Gomes de Sousa, que é mais conhecido como “Pica-Pau”, se apresentou n delegacia e confessou que executou o próprio cunhado depois da vítima ameaçar de morte a irmã do executor. Como já havia passado o flagrante e não havia um mandado de prisão expedido ela Justiça, “Pica-pau” prestou depoimento e foi liberado.

Facebook
Publicidade